Dose de reforço da Coronavac, Astrazeneca e Pfizer passa a ser de 4 meses, alerta Secretaria de Saúde de Araucária

Compartilhe
Foto de Carlos Poly

Da Assessoria

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Araucária informa que as unidades de saúde do município já foram comunicadas para que passem a fornecer a dose de reforço (3ª dose) para quem recebeu vacina da Coronavac, Astrazeneca e Pfizer a partir de 4 meses da 2ª dose. Antes, esse intervalo necessário era de 5 meses. Na prática, quem cumpriu o período de 4 meses após a 2ª dose pode ir direto a uma UBS receber a dose de reforço. A exceção é para as gestantes, que permanecem com o intervalo de 5 meses entre a 2ª e 3ª dose.

Quem precisa tomar a 1ª dose: Pode ir direto (sem agendamento) a qualquer uma das unidades básicas urbanas; quem precisa tomar a 2ª dose: Precisa verificar se a sua 1ª dose foi da Pfizer. Se sim (e já está no tempo certo para a 2ª dose – 21 dias após a 1ª dose), pode ir a uma UBS urbana sem o agendamento. Se recebeu a 1ª dose de outro laboratório, continua precisando o agendamento via site da Prefeitura; quem precisa tomar a 3ª dose: Se já cumpriu os 4 meses após a 2ª dose, independente do laboratório da vacina que recebeu na 1ª e 2ª dose, pode também ir direto (sem agendamento) à uma UBS urbana. A vacina da 3ª dose tem sido a da Pfizer, mesmo que a pessoa tenha recebido Coronavac ou Astrazeneca nas duas primeiras doses. Quem recebeu a 2ª dose (independente do laboratório) há menos de 4 meses precisa aguardar. Gestantes precisam ter 5 meses de intervalo da 2ª dose.

O Ministério da Saúde confirmou também que imunossuprimidos vão receber uma segunda dose de reforço 4 meses após a dose anterior (3ª dose). Quem vai receber a 2ª dose da Coronavac, Janssen ou a Astrazeneca, por conta do estoque mais limitado de doses, continua precisando agendar a vacina via site da Prefeitura.  As unidades básicas da área rural permanecem com agendamento direto na unidade.

Tem dúvidas sobre questões de saúde? Araucária conta com o “Sou SUS” (antigo Disk Corona), um atendimento telefônico gratuito para informar e orientar sobre questões gerais de saúde. O Sou SUS vem para ampliar as possibilidades de assuntos e continua tendo na linha profissionais da Saúde da linha. O serviço funciona das 8h às 17 horas, de segunda a sexta-feira, pelo telefone 0800-6425250, número que os moradores já conhecem por causa do Disk Corona.

oreporter

Publicações relacionadas


Isso vai fechar em 5 segundos