Primeira etapa de pavimentação em concreto é concluída em Piên

Compartilhe
Pavimentação com concreto chega a ruas de Piên (Da Assessoria)

Da Assessoria

Mais rápido, barato e duradouro são algumas características que estão fazendo os municípios do sul do país a utilizar o concreto como alternativa para a pavimentação de pequenas ruas. Em Piên cinco vias já receberam esta pavimentação e moradores tem aprovado esta nova forma de trabalho utilizada pela prefeitura.

Primeira etapa de pavimentação em concreto é concluída

As ruas concretadas totalizam 589 metros de pavimentação, sendo elas a rua Castanhal, Colombo, Mauá, São Carlos e Gralha Azul, todas no bairro Avencal. No total, foram investidos somente em concreto mais de R$ 328 mil. “Sem contar o investimento que a prefeitura realiza com a preparação da via que é feita pela equipe própria da municipalidade”, disse o secretário de Viação e Serviços Rodoviários Helio Clemente. Ele explica que a prefeitura é responsável por implantar a tubulação de água pluvial, boca de lobo, meio fio, regula de base e a base. “Somente após o trabalho feito a empresa vem, descarrega o concreto, espalha e nivela, deixando a rua toda pavimentada”, detalha.

Primeira etapa de pavimentação em concreto é concluída

Antes de iniciar a aplicação do concreto nas vias o prefeito Maicon Grosskopf realizou uma visita à municípios onde já era comum esta prática, para observar tanto a eficácia como durabilidade do material. “Primeiramente fomos conhecer os locais onde já estava aplicado, o que nos deu a confiança para também apostar nesta opção. Em seguida, buscamos nos aperfeiçoar para fazer da melhor forma para entregar uma obra de qualidade para os moradores”, disse o prefeito. “Destaco também que todo este investimento é realizado com recursos próprios, o dinheiro do imposto sendo aplicado em benefício da comunidade”, salienta.

O concreto aplicado nas ruas possui FCK 30, que é o nível de resistência característica do concreto à compressão. A mistura ainda leva fibras de polietileno em sua composição, que substituem o ferro fazendo com que o material trave. Além disso, o uso da fibra dá mais durabilidade e maior vida útil ao concreto, sendo também mais barato se comparado ao ferro.

Este investimento vem recebendo grande aprovação dos moradores, fato este que assegura a prefeitura para ampliar esta frente de trabalho para mais bairros, onde já está tem projeto para realizar a pavimentação da rua João Hanusch, na baixada em Trigolândia. Para isso, o município irá abrir em janeiro a licitação para contratação de empresa responsável por fornecer o concreto, e já na sequência irá reiniciar o programa. “São ruas que há tempos os moradores procuram uma solução e agora devem ser atendidas pela prefeitura. O concreto usinado com fibra se tornou a melhor opção para melhorias em infraestrutura no município, apresentando o melhor custo-benefício”, finalizou prefeito Maicon Grosskopf.   

oreporter

Publicações relacionadas


Isso vai fechar em 5 segundos