Pedágio: confira os preços propostos no novo modelo de concessão
Por Francielly Azevedo/Banda B
- A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, na última semana, o Plano de Outorga das rodovias paranaenses, que reúne o detalhamento das obras, tarifas base e as novas praças de pedágio. O leilão para concessão das estradas deve ocorrer no fim de 2022. Até lá, a partir do próximo dia 28, os motoristas não vão pagar a tarifa. O novo modelo de pedágio será adotado pelos próximos 30 anos. As rodovias vão a leilão, pela menor tarifa, com valores máximos que variam de 19% a 66% menores que os atuais. As propostas das empresas concorrentes devem apresentar ainda desconto sobre esses preços.
De acordo com o projeto, a nova concessão permite um degrau tarifário, que prevê um acréscimo de até 40% no valor do pedágio após a conclusão das obras de duplicação previstas no programa de concessão. Ou seja, rodovias duplicadas ficarão mais caras. Ao todo, serão leiloados pouco mais 3,3 mil quilômetros, que somam R$ 377,14 em pedágio no total, ou seja, R$ 0,11 por quilômetro. São 42 praças divididas em seis lotes, quinze a mais do que existe atualmente. O pedágio de São José dos Pinhais, na BR-277, que liga Curitiba ao Litoral, terá o valor inicial de leilão em R$ 14,33, podendo saltar para R$ 15,20 após as obras. O preço é 38% menor que os R$ 23,30 praticados hoje.
A praça de Jataizinho, no norte do estado, que tem o maior pedágio do Paraná, terá uma redução de 63%. O preço praticado por lá é de R$ 26,40 e vai para leilão com valor inicial de R$ 9,86. Cinco pedágios podem ter valor maior dos que os cobrados atualmente, após o degrau tarifário: Ortigueira, Imbaú, Tibagi, Witmarsum e Mandaguari.
Confira os preços do pedágio propostos pela ANTT: