Urbs inicia recadastramento de motoristas de aplicativos de Curitiba
G1 Paraná
A Urbanização de Curitiba (Urbs) iniciou, nesta sexta-feira (12), o recadastramento de motoristas de aplicativos. Para quem está completando dois anos desde o último cadastro, a renovação é obrigatória por exigência legal. Segundo a Urbs, para a renovação, o único pagamento necessário é referente às certidões exigidas, que custam R$ 100,98.
Pelo Código Brasileiro de Trânsito, não renovar a carteirinha implica em infração gravíssima, multa e remoção do veículo. A fiscalização é realizada pela Superintendência de Trânsito (Setran) e Guarda Municipal de Curitiba. Desde o início da exigência do cadastramento, em 2020, mais de 3.500 motoristas concluíram o envio dos documentos. Até o fim deste ano, devem vencer cerca de 200 cadastros. Até o último levantamento da Urbs, 15.567 motoristas estão com carteirinhas válidas para operarem na capital.
Como se recadastrar
- O recadastramento é totalmente online e está disponível 30 dias antes do término da validade da carteirinha.
- Ao acessar o site, o motorista entra no seu cadastro com o mesmo login e senha criados no primeiro acesso.
- Caso não se lembre dos dados, poderá acessar com o CPF e recuperar a senha.
- No recadastramento, o motorista irá informar novamente os dados da CNH, RENAVAM, CRLV/DPVAT do veículo e aplicativo para o qual trabalha.
- Após análise, será a hora de renovar as certidões. O motorista será notificado sobre como proceder.
- Após o vencimento da carteirinha atual, o motorista terá até 15 dias para finalizar o processo de renovação, incluindo o prazo para envio das certidões.