As notinhas picantes da política de Fazenda Rio Grande e região.
No sábado passado, dia 1º de maio, muitas pessoas foram para a fila da vacina, na Unidade de Saúde da Família Acelino Ribas Pinto, em Quitandinha. Vídeos, nas redes sociais, mostram que pessoas chegaram ao local, bem cedinho, como forma de garantir a imunização.
Até aí nada demais. Entretanto, a fila foi aumentando e, de repente chegou a informação de que haviam apenas 250 doses. Como havia perto de mil pessoas na fila, o povo passou a reclamar e, com razão. Certamente alguém da Saúde deveria informar no número de doses e as pessoas, mesmo que tristes, iriam embora. Mas, ao que parece ninguém se importou e preferiu ver o “guaju” na filona. Baita desrespeito!
Tão logo as reclamações chegaram a Câmara de Vereadores, os vereadores Amilton Godk Filho, Eleandro Meira de Andrade, João Acir Alves dos Santos, Marcos Élio de Deus Leal e Marcos Ribas de Lima, apresentaram indicação, sugerindo que seja estabelecido um cronograma municipal de vacinação para que as aplicações das doses de vacina contra a COVID-19 sejam feitas de maneira organizada.
Atenção senhores vereadores, com assento na Câmara de Vereadores de Fazenda Rio Grande. Não existe Bairro Nações 1 e 2; Iguaçu 1 e 2, etc e etc. Existe a linha de ônibus Nações 1 e 2, linha de ônibus Iguaçu 1 e 2 e, por aí afora!
Durante a campanha, o então candidato a prefeito de Fazenda Rio Grande, Filippo Marcon, no plano de governo, apresentava como sugestão, o projeto “Caminho Eslavo”. Nesta semana, não por acaso, um grupo de vereadores, aprovou requerimento, dirigido ao deputado federal Toninho Wandescheer, no valor, segundo o Foca, de cerca de R$ 1.500.000,00 para implantar o tal caminho. A única alteração que o projeto, agora é denominado Território Eslavo.
Importante lembrar, o que estava no plano de governo de Filippo. Artigo LXXVI. Projeto CAMINHO ESLAVO a ser realizado nas áreas campesinas rurais da nossa cidade (Agaraú) resgatando a história da GRUTA DO PASSO AMARELO e ligando a Igreja Sagrado Coração de Jesus no Passo Amarelo a Igreja Ucraniana Santíssima Trindade na Colônia Marcelino, promovendo junto aos produtores rurais o incentivo a produção e venda de produtos agropecuários regionais, incentivo à agricultura campesina, artesanato, entre outros. O Foca, não perde a oportunidade de cutucar.
Algumas prefeituras, estão promovendo campanhas de arrecadação de alimentos junto às pessoas que estão se vacinando contra a Covid. Lógico que a imunização não tem nenhum custo, mas, de repente, as pessoas mais abastadas poderiam doar um quilo de alimentos não perecíveis. Afinal, infelizmente, tem muita gente passando fome com esta pandemia. Fica a sugestão do Foca!
O governador Rainho Junior, apresentou no início desta semana, a informação de que profissionais da educação estão na lista de prioridades da vacinação. Maravilha. Os vereadores de Quitandinha Edina Rosa da Rocha, Alex Miguel dos Santos, Guilherme Chupel e Marilia Segala, apresentaram projeto similar. Segundo os autores, eles saíram à frente de Ratinho. O importante é a preocupação de todos, para com os profissionais de educação.
A súmula do projeto dos vereadores de Mandirituba: “Inclui professores e funcionários dos estabelecimentos públicos e privados da educação básica e do ensino superior, na segunda fase do grupo prioritário do plano de operacionalização da vacinação contra o covid-19 no município de Mandirituba. Bela iniciativa.
A equipe da TV O Repórter já está na estrada, para transmitir, neste sábado, o jogo entre Mangueirinha x Fazenda Futsal, partida programada para as 19h30. As transmissões tem alcançado grande público, o que aumenta a responsabilidade dos profissionais da equipe a promover um trabalho qualificado.
Domingo, Dia das Mães. Você já comprou o presente da sua rainha? O comércio de Fazenda Rio Grande e, de toda a região, funcionarão em horários especiais para atender os filhos que querem presentear as mães. A equipe de O Repórter deseja a todas as mamães um “feliz dia”, com muita saúde. Bom final de semana leitores!