Meta do castramóvel é castrar perto de mil animais em FRG
Da Assessoria
Em pleno funcionamento desde o dia 13, o castramóvel de Fazenda Rio Grande deve encerrar esta semana, com um total de 450 atendimentos entre cães e gatos. Depois, os atendimentos voltam a ser realizados em setembro, quando houver um volume maior de agendamentos. “Nós já estamos atendendo público em geral também, porque famílias do cadastro único já não tinha. E está tudo caminhando bem, tudo certinho. Alguns animais de rua já foram atendidos também”, relata um dos responsáveis pelo espaço, Pedro Jomeke.
Segundo Pedro, alguns dos procedimentos marcados não foram realizados porque os animais não estavam em jejum conforme orientado aos tutores. “A gente sempre orienta a questão do jejum, que é de 8 horas bem certinho para alimentos sólidos e de 4 horas para água. Passando muito disso, é perigoso e nós não fazemos”, explica. O cuidado continua depois do procedimento: após a castração, como o animal estará sedado, é preciso que ele fique por cerca de 40 minutos deitado, ainda no espaço, para garantir que está tudo bem. “Ele se movimentando, o dono já pode levar embora, mas iniciar os cuidados pós-operatórios”, afirma Jomeke. A medicação pós-operatória está inclusa no serviço, mas o cuidador precisa fazer a higienização do local operado e a administração desses remédios.
Cuidadora de 23 animais (10 cachorros e 13 gatos) e moradora do bairro Iguaçu, Helena de Oliveira diz que ficou muito feliz com o castramóvel, porque nem todos os seus bichinhos eram castrados e ela não teria como arcar com os custos do procedimento. “Deveria ter isso sempre. Uma excelente ideia. Não tenho palavras. Porque o mesmo direito que a gente tem de ser bem cuidado, eles também tem”, afirma. Nesta semana, ela levou três cachorros e disse que levaria mais quatro.
O objetivo do castramóvel é realizar o procedimento em 960 animais até o final do ano. Interessados devem abrir um protocolo geral na Prefeitura (Rua Jacarandá, 300), manifestando o interesse, e munido dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e cadastro único. Quem não tiver o cadastro, pode ser atendido também. Mais informações pelo WhatsApp: 9 9720-1308 ou pelo link.