Queda de assinantes e mais reclamações contra operadoras, diz pesquisa
O cenário das telecomunicações não foi impune nesta época da pandemia. As operadoras e a Agência Nacional de Telecomunicações viram como aumentou, no geral, a insatisfação dos usuários de internet, TV e celular.
Sabendo desse novo cenário, a Selectra coletou os resultados para o Paraná. Nele, foi visto houve uma queda no número de assinantes de 4,07%, comparando o mês de junho de 2019 com o mesmo período deste ano. Em 2019, até junho, havia 17,4 milhões de novos assinantes dos serviços de telecomunicações. Em 2020, esse valor subiu para 18,1 milhões. Dentro do ranking das operadoras com maior número de clientes, a Claro ficou em primeiro lugar, seguido da Vivo e Oi. Isso na internet banda larga, já na telefonia, a TIM dominou o market share, conquistando 54,9% de quota de mercado.
O estudo também mediu as queixas contra operadoras, que aumentaram nos últimos dois meses observados, maio e junho, sendo que houve 14.484 em maio e 14.601 em junho. O quesito com mais reclamações foi o de qualidade da internet, onde claramente os usuários mostraram sua insatisfação na velocidade da conexão.