DestaquePiênSem categoria

Workshop sobre Compras Públicas reúne empresários locais

Evento, promovido pela Prefeitura de Piên, foi realizado na noite de ontem (23), no auditório da Câmara Municipal

Empresários locais e representantes do setor público se reuniram na noite de ontem (23), no auditório da Câmara Municipal para o Workshop sobre Compras Públicas, promovido pela Prefeitura de Piên. O objetivo do evento foi auxiliar e esclarecer assuntos sobre as licitações municipais às Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Microempreendedores Individuais.

Primeiramente, foi apresentado o projeto “Engrandecendo os Pequenos Negócios”, pela assessoria jurídica da Prefeitura Veiviane Alves. O projeto propõe ações internas como, por exemplo, treinamentos aos servidores e elaboração do Manual de Compras Públicas Municipais e ações externas voltadas aos pequenos negócios. Dentro deste contexto, a assessora comentou sobre ações específicas que estão sendo ou ainda serão realizadas para auxiliar essas empresas como, por exemplo, a 1ª Feira do Comércio de Piên (Fecompi), treinamento para os fornecedores, criação da Rede de Compras Intermunicipal, Rodadas de Negócio entre os fornecedores, Mala Direta para envio automático de avisos sobre as licitações aos fornecedores, palestras gratuitas sobre assuntos como reciclagem, vigilância sanitária e segurança do trabalho.

Benefícios

Depois, foram apresentados os benefícios que os micro e pequenos empresários têm ao participar das compras públicas, que são:

– Licitações exclusivas para micro e pequenas empresas

– Cota diferenciada para compra de parte dos produtos

– Regularização Fiscal e Trabalhista tardia

– Preferência no critério de desempate

– Dispensa de apresentação de balanço patrimonial em algumas licitações

– Preferência de contratação de empresas locais

Depois, a pregoeira e presidente da Comissão de Licitações, Patrícia Trojanovski, apresentou o Planejamento de Compras Municipais para 2018 para que os empresários fiquem por dentro da previsão de compras para o próximo ano e se programem para participar das licitações. Por fim, o secretário de Administração e Finanças, Cristiano Quadros, também comentou sobre como vem crescendo a participação dos pequenos negócios nas compras públicas e no crescimento municipal. Durante o evento, os participantes também receberam uma cartilha de orientações que trata sobre o tratamento diferenciado às Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Microempreendedores Individuais nas licitações, além de um documento com o planejamento de compras municipais para 2018.

A abertura e o encerramento do Workshop foram realizados pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Priscila Guinta. Ela ressaltou a importância do crescimento e do desenvolvimento das micro e pequenas empresas para o município. “Nós, que trabalhamos na administração pública, sabemos que uma cidade só cresce quando as empresas que ali existem se desenvolvem e se fortalecem. Hoje, a economia local gira basicamente em torno das micro e pequenas empresas. Queremos consolidar políticas públicas que deem suporte ao empresário local, realizando assim um ciclo virtuoso na economia do município, mas, para isso, precisamos da ajuda de vocês”, comentou a secretária.

Para a assessora júridica Veiviane, a participação das micro e pequenas empresas da cidade no evento mostrou o quanto é importante a implantação do projeto e o quanto estão dispostos a alavancar seu crescimento. “A participação dos Municípios vizinhos nos fez ver que Pien está no caminho certo e que teremos bons parceiros na busca pelo desenvolvimento local”, finaliza.

Além dos empresários locais, o evento também contou com a presença de autoridades municipais, como do prefeito Livino Tureck e vereadores e secretários. Também participaram representantes do setor público das cidades vizinhas de Agudos do Sul, Tijucas do Sul e Quitandinha.

Continuar lendo

Artigos Relacionados

Loading...