BrasilDestaqueEleiçõesPolíticaÚltimas Notícias

Você sabe usar o e-Título?

Às vésperas das eleições sempre nos fazemos aquela pergunta “onde está o Título de Eleitor?”. Por ser um documento usado com menos frequência, acabamos guardando em lugares dos quais não nos lembramos mais tarde. Por vezes, até perdemos. Para facilitar e evitar situações como essas, nesse ano será possível usar um aplicativo de smartphone, o e-Título. Mas você sabe como vai funcionar?

Primeiro, é importante que você tenha realizado o cadastro biométrico no Cartório Eleitoral mais próximo. Sem isso, não será possível votar. Mas dá para saber se está tudo certo baixando o aplicativo do e-Título. Basta ir na Playstore (para Android) ou Apple Store (para iOS).

Depois de baixado o aplicativo, é necessário digitar as informações solicitadas. São elas: nome completo, data de nascimento, número do título de eleitor, nome do pai e nome da mãe.  Depois, é só clicar em “Acessar”. Se na tela seguinte, aparecer a sua foto, já é possível utilizar o app no dia das eleições.

Assim, no dia 7, basta apresentar a tela que aparece no aplicativo, entregando o celular ao mesário que o atender. Não será possível tirar print da tela e mostrar esse registro. O e-Título só será válido se for mostrado diretamente do aplicativo. Com ele, não é necessário apresentar outro documento, apenas identificar a biometria.

+ Os eleitores da região estão esperançosos com as eleições 2018?

+ Deixar de votar num adversário aumenta a chance de vitória do 1º colocado

Funções e-Título: Clicando em “Onde votar”, na parte inferior, você pode conferir o local de votação, respetivo endereço e número da zona eleitoral. Em “Certidão Quitação”, confere se está quite com a Justiça Eleitoral. Ainda, em “Certidão Criminal”, é possível verificar sua situação perante eventuais crimes eleitorais.

Regularização: Quem está irregular perante à Justiça Eleitoral, seja por não registrar a biometria ou quaisquer outras situações, não poderá votar nessa eleição. A regularização poderá ser feita no Cartório Eleitoral mais próximo a partir do dia 5 de novembro.

Continuar lendo

Artigos Relacionados

Loading...
Close