Vereador Zézo solicita nomeação de novas estradas rurais em Agudos do Sul e faz um alerta à população agudosulense

Por: Dayanne Wozhiak

Para facilitar a localização em Agudos do Sul, o vereador José Pires enviou, à secretaria de Obras, uma solicitação de nomeação de estradas rurais. O requerimento, enviado ao executivo há mais ou menos dois meses, já foi respondido pelo secretário Diego Luís Teixeira Biscaia, e teve resultado favorável.

O vereador comenta que essa nomeação facilita para localizar as residências em várias situações. “Fica mais fácil para fazer entrega, por exemplo, porque o carteiro não precisa ficar perguntando de porta em porta, como acontece hoje”, diz.

De acordo com a resposta dada pelo secretário Biscaia, as estradas não têm a extensão necessária para que sejam feitas as solicitações. Cada via deveria ter 10m de largura, porém, o tamanho máximo nesses locais é de 7m.

Segundo o vereador, isso se deve, principalmente, aos proprietários de chácaras, que se apropriam de parte do trecho como extensão do terreno, colocando cercas onde deveria estar disponível para passagem de automóveis, pedestres e outros.

A situação dificulta a reforma dos trechos e também a nomeação dos espaços. “O Plano Diretor estipula que as estradas rurais devem ter 10m de largura, caso contrário, o município não pode readequar, investir em esgoto, bueiros etc.”, disse o vereador.

Para ele, embora a nomeação desses locais tenha sido autorizada, é importante que as pessoas se conscientizem e afastem suas cercas para dentro do terreno em pelo menos 2m, para que melhorias possam ser feitas.

Ele ainda alerta para os acidentes que podem ocorrer, já que não cabe mais de um automóvel em algumas das estradas, muito estreitas. Os locais também são muito utilizados para o tráfego do transporte escolar.

“A ideia é fazer isso no município todo. Eu já comecei com essas estradas, mas os outros vereadores podem conseguir para outros lugares agora!”, complementa o vereador.

As estradas em questão levarão os nomes de “Donato Pasda”, “Vereador Pompilho Gomes”, “Vereador Valdemiro Negrelli” e “Vereador Valdo Kerscher”. Cada uma delas têm entre 3m e 7m de largura, apenas.

Porém, o secretário de obras entendeu que, como há construções consolidadas e não há terrenos caracterizados como loteamentos nesses locais, não há o que impeça o decreto da solicitação feita pelo vereador.

Foto: Prefeitura de Lorena/SP