DestaqueGeral

Vai dirigir na chuva? Confira as principais dicas de segurança!

Saiba como manter-se seguro quando dirigir na chuva

 

 

Já chegou a pegar estrada e ter que enfrentar um temporal? Muitos motoristas ficam receosos quando está na chuva, pois ela pode interferir e atrapalhar a direção e o controle do veículo. Em alguns casos, pode ser uma experiência bem frustrante e espantosa para quem está dirigindo. Mas, calma! Separamos algumas dicas bem bacanas para você estar preparado e tudo ocorrer com tranquilidade.

 

Antes de tudo, é importante saber que existem carros à venda que oferecem mais segurança, com faróis, para-brisa e sistema de ar, entre outros aspectos que ajudam o motorista nesse momento. No caso das motos, a dica é tentar evitar a tempestade. Precisa sair com urgência? Para os condutores, o ideal é que estejam com capas, além dos equipamentos de segurança para a direção.

 

A versatilidade do veículo conta muito
A escolha correta do seu veículo é fundamental para garantir segurança na hora de pegar a estrada. Um exemplo de conforto e tecnologia é o Honda Civic, que tem design interno e diferenciada ergonomia. Somado a isso, o veículo tem a função de ajuste automático de temperatura, ou seja, o ar-condicionado oferece conforto térmico para os passageiros.

 

Além disso, o Honda Civic apresenta diversas inovações e conectividade. Isso já resultou em diversas premiações para o modelo, como o vencedor na categoria sedãs médios e grande vencedor, na pesquisa “Os Vencedores”. O veículo ainda conta com luzes de rodagem diurna em LED, que proporcionam melhor visibilidade.

 

Outro carro que se destaca é o Ford Fusion. Com muita sofisticação, o veículo reúne o que há de melhor da tecnologia, como o sistema multimídia, estacionamento automático e farol alto automático. Com o sistema multimídia da Ford, é possível interagir com o carro de forma intuitiva.

 

Pegue a estrada com segurança
Antes de sair de casa, observe alguns detalhes que fazem toda a diferença para que o seu trajeto seja executado com normalidade e sem surpresas. Confira abaixo algumas dicas especiais:

 

1 – Para-brisa
Ele é um equipamento muito importante para o carro, já que ajuda na visibilidade durante um temporal. Assim que entrar no veículo, verifique se o para-brisa está funcionando corretamente e ajuste a velocidade do limpador. Também verifique a borrachinha do equipamento.
2 – Fique distante do veículo da frente
Na estrada ou nas vias urbanas, mantenha distância considerável do veículo da frente. É indicado que fique distante nos dias chuvosos. Nesse caso, a pista fica escorregadia. O indicado é que fique cinco segundos atrás do veículo. Com essa medida, você consegue ter tempo de frear, se necessário.

 

3 – Saiba como utilizar o farol em dias de chuva
Nunca use o farol alto, já que ele pode atrapalhar a visibilidade dos motoristas que estão no sentido contrário, o que pode ocasionar até acidentes. Mantenha o farol baixo neste caso, principalmente se a via tiver neblina. Antes de sair de casa, certifique se as lanternas e os faróis estão funcionando, e limpe a cobertura das lâmpadas.

 

4 – O vidro embaçou?
Com os vidros fechados, por conta da chuva, a tendência é que eles fiquem embaçados. Para solucionar, o ideal é que ligue o ar-condicionado em direção ao para-brisa, para que o ar ventile dentro do veículo e ajude a desembaçar o vidro. Uma outra opção é andar com um pano de flanela para realizar a limpeza do vidro. Mas, atenção: se você estiver na direção, sem companhia, opte por estacionar o carro e, dessa forma, fazer a limpeza dos vidros. Assim, você evita algum tipo de distração.

 

5 – Estou de moto, e agora?
Para os motociclistas, a dica é esperar a chuva passar em algum ponto seguro, como, por exemplo, um posto de gasolina. Se não houver alternativa de aguardar, o condutor precisa estar muito bem equipado, com óculos, jaqueta de proteção, luvas, botas, entre outros equipamentos primordiais para a segurança.

 

6 – Tenha cautela e não abuse da velocidade!
Com a chuva, a visibilidade tende a ficar ainda mais prejudicada. Por isso, o motorista ou o motociclista precisam ter muita cautela ao dirigir e seguir a velocidade indicada para a via. Prefira reduzir a velocidade, assim você conseguirá trafegar com tranquilidade. Dirigir muito rápido pode fazer com que o pneu perca o contato com o asfalto e você não tenha controle do veículo, ocasionando a aquaplanagem (quando há uma camada de água no asfalto e o carro perde a aderência).

 

7 – Cheque os pneus
Os pneus estão em boas condições? Na correria do dia a dia, muitas pessoas acabam esquecendo de verificar os pneus, se estão calibrados corretamente, se não estão carecas, além de outros aspectos. No caso do índice da calibragem, ela consta no manual do veículo e deve ser conferida a cada 15 dias. Importante: alguns pneus apresentam um indicador de desgaste, verifique e analise se é preciso fazer a substituição dos pneus.


Água entrou no carro: o que fazer?

A recomendação dos especialistas em segurança é que você não ligue o carro. Isso porque pode provocar a perda do motor. Entre em contato com o seguro do seu veículo ou, então, com o mecânico de sua confiança. Deixe os dados e o telefone da seguradora em um local de fácil acesso, assim você não perderá tempo procurando e se preocupando com esse detalhe.

 

Acione os órgãos competentes
Em casos de emergência, acione os órgãos responsáveis para que realizem o atendimento ideal. Os telefones principais para você saber: Polícia Militar – 190, Corpo de Bombeiros – 193 (para resgates), Polícia Rodoviária Estadual – 180, Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) – 192, Defesa Civil – 199, entre outros. Além desses números, é importante também que você anote os telefones das concessionárias responsáveis pelas rodovias, já que contam com suporte ao usuário e apoio 24 horas.

 

Compartilhe as informações com os amigos e familiares!
Gostou da matéria que preparamos para você? Esse conteúdo também pode ajudar os seus amigos e familiares na hora de dirigirem na chuva. Outra coisa: não esqueça de compartilhar esse texto nas suas redes sociais e marcar os conhecidos. Tenha cautela ao dirigir e verifique os carros à venda que mais oferecem segurança e comodidade.

Tags
Continuar lendo

Artigos Relacionados

Skip to content