Serviços de Fortalecimento de Vínculos (SCFV) tem balanço positivo na política de Assistência Social

O secretário de Assistência Social e Habitação, José Roberto Zanchi, fez um balanço positivo das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Fazenda Rio Grande (SCFV). Atualmente o município atende uma média de 700 pessoas, entre crianças, adolescentes e idosos.

Zanchi participou nesta semana, do evento de encerramento das atividades do setor – além do Programa da Melhor Idade –  juntamente com o prefeito Marcio Wozniack e da coordenadora do SCFV, Rejane Carvalho. “Tivemos um ano positivo com um bom atendimento e atenção a todos os segmentos em situações de vulnerabilidade”, analisou.

O prefeito Marcio Wozniack destacou as políticas públicas que vêm sendo aplicadas pela Secretaria. “Estamos dando uma atenção especial para essa população, que merece ter o melhor atendimento possível e os nossos programas têm conseguido atender”, comentou.

SCFV Fazenda Rio Grande

Para Zanchi, a aplicação das políticas públicas incentivadas e programadas pela Prefeitura tem dado um retorno positivo. “O prefeito Marcio tem feito uma administração voltada às pessoas e co o trabalho muito bem realizado por toda a nossa equipe, com a profissionalização, conseguimos operar e garantir todos os direitos a essas pessoas”, concluiu.

O SCFV possui foco nas famílias e tem papel complementar ao trabalho social desenvolvido Proteção Social Básica, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária junto aos usuários.

As atividades dos grupos são oferecidas nos três CRAS do município e no Centro de Convivência Amigos da Melhor Idade. Temos grupos de crianças, adolescentes e idosos.

CRAS SCFV

“O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem como objetivo a interação e o fortalecimento de vínculos de crianças, adolescentes e idosos com seu grupo familiar bem como com a comunidade em que estão inseridos”, analisa Rejane, que assumiu a área em setembro – antes coordenada por Fabiana Palinger.

Entre as ações desenvolvidas durante o ano estão as rodas de conversa, momento em que são discutidas a cidadania, direitos e deveres, empoderamento, além de outras ações voltadas à resgate de cidadania e também de fortalecimento de vínculos.

Esse serviço é ofertado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Convivência Amigos da Melhor Idade por meio dos grupos que são divididos por idade ou de forma intergeracional.

O presidente da Câmara de Vereadores, Julinho Theodoro, também participou da cerimônia de encerramento.

Novas inscrições

As inscrições para 2018 também já foram abertas e as pessoas interessadas podem procurar o CRAS da sua região:

CRAS Iguaçu: Rua Paranapanema, 616 fone: 3627-5675

CRAS Eucaliptos: Rua Pessegueiro, 249 fone: 3604-0103

CRAS Gralha Azul: Rua Cauré, 6921 fone: 3627-0248

Da assessoria