Programa ID Jovem vai beneficiar a juventude da Fazenda Rio Grande

jovem de Fazenda Rio Grande já conta com mais uma opção para ter acesso à cultura e cidadania. Foi lançado na última segunda-feira (6), no Teatro Municipal, o  Programa ID Jovem que vai garantir aos jovens de 15 a 29 anos de famílias de baixa renda, que tenham acesso à cultura. O Programa já vem sendo aplicado no Paraná desde o ano passado, quando foi lançado no governo federal. Com isso, os jovens interessados podem se cadastrar nos CRAS do município. Estima-se que o número de jovens neste perfil seja de aproximadamente 10 mil jovens.

O prefeito Marcio Wozniack ressaltou as políticas públicas aplicadas no município ao jovem. “Temos realizado várias ações voltadas à nossa juventude e com o objetivo justamente de garantir cidadania e cultura, eles representam o futuro de nosso município, do país e temos que garantir esses e outros programas que os ajudem nesse desenvolvimento”, disse.

Na opinião de Josiane Kwiatkowiski, diretora da Secretaria de Assistência Social e Habitação (Smash), o jovem precisa assumi o protagonismo das mudanças. “Esse programa é apenas uma das ferramentas que podemos utilizar e que é voltada à juventude, com isso, os jovens se tornam reflexivos e praticantes e podem assumir o protagonismo de diversas formas, não apenas pela cultura, mas a usando para muitas ações”, disse, ressaltando que o trabalho também se reflete em outras áreas que estão envolvidas.

Para Edson Lau, assessor especial da Juventude do Governo do Paraná, o programa tem sido importante em todas as localidades onde já foi aplicado e lançado. “Vemos mudanças ao darmos essas oportunidades e valorizarmos nossa juventude”, disse.

O documento ID Jovem dará ao jovem o direito à meia-entrada em espetáculos artísticos, culturais e esportivos e garantirá a reserva de duas vagas gratuitas e duas com desconto de 50% em ônibus de viagens interestaduais, barcas e trens.

O lançamento contou com o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack, do vereador Dudu Santos, que representou o presidente da Câmara de Vereadores, Julinho Theodoro; da diretora da Secretaria de Assistência Social e Habitação Josiane Kwiatkowiski, representando o secretário José Roberto Zanchi;  e do assessor especial da Juventude do Governo do Paraná, Edson Lau Filho. Além deles, também estiveram presentes os secretários Professor Ednelson Sobral, da Educação; Irani Santos, do Trabalho e Renda e Cesar Brunetto, do Desenvolvimento Econômico e Eloi Kuhn, presidente da Codef, Beto Rocha, da Secretaria de Governo e dezenas de jovens.

Da assessoria