CidadesDestaque

Professores da Rede Municipal participam de Semana Pedagógica

Da assessoria

A Secretaria de Educação de Piên promoveu nos dias 23 e 24, semana pedagógica voltada a 160 professores da rede municipal. Durante os dois dias, os educadores foram divididos em quatro grupos, de acordo com o segmento de atuação: Educação Infantil ou Fundamental, e participaram, em forma de rodízio, de oficinas sobre Educação Inclusiva, promovidas pela empresa Inclua Mais Assessoria Educacional, com patrocínio da empresa Arauco. As oficinas foram divididas por cores, de acordo com os temas de abordagem: Oficina Verde – Oficina de Direito, Oficina Vermelha – Oficina de Psicologia, Oficina Amarela – Oficina de Pedagogia, Oficina Azul – Oficina de RH. A Oficina de Direito foi ministrada pela advogada Amanda Gimenes Coutinho e tratou sobre fundamentos, legislação e princípios jurídicos que regem a educação, abrangendo assuntos específicos sobre os direitos e leis que amparam os alunos com necessidades especiais. Já na Oficina de Psicologia, com a psicóloga Carolina Domanski Bohatch, os professores puderam ficar por dentro das demandas de inclusão no ensino regular e das deficiências e transtornos de aprendizagem, aprendendo a identificar as características e aplicar práticas eficazes em sala de aula.

A Oficina de Pedagogia, ministrada pela psicopedagoga Déborah de Araújo Maia, contou com práticas voltadas à metodologia lúdica, jogos e atividades cognitivas para alunos com dificuldades de aprendizagem. Por fim, a Oficina de RH, com a psicóloga Sibele Camargo Schuch, abordou aspectos sobre a formação do perfil do profissional educador de inclusão, ressaltando as competências básicas e a importância de uma comunicação eficiente com os alunos com especifidades de aprendizagem. De acordo com a secretária de Educação de Piên, Maristela Wendrechovski Stoeckly, o principal objetivo da semana pedagógica foi promover a formação continuada dos professores. “A iniciativa de trazer o tema Inclusão Escolar se deu através de um levantamento prévio realizado nas escolas e CMEIs. Com isso, identificamos que este é um dos maiores desafios que os professores enfrentam em sala de aula. A intenção foi proporcionar o apoio necessário aos professores, através da capacitação, para que possam oferecer uma educação efetivamente inclusiva, oportunizando o acesso à aprendizagem a todas as crianças”, destaca. Ela agradece pelo patrocínio da empresa Arauco e parabeniza a empresa Inclua Mais pelo trabalho realizado com as professoras de Piên nos dois dias de oficina.

“Agradecemos a Empresa Arauco do Brasil, que é parceira da prefeitura e da Secretaria de Educação há muitos anos, apoiando e patrocinando a formação de nossos profissionais de Educação e contribuindo assim para a aprendizagem de nossas crianças. Também parabenizamos a Inclua Mais Assessoria Educacional, pelo excelente trabalho desenvolvido nos dois dias de capacitação, com profissionais altamente qualificados, transmitindo conhecimentos necessários para que os professores da Rede Municipal de possam melhorar a prática em sala de aula, proporcionando uma educação de qualidade para nossos alunos. Os professores elogiaram muito as oficinas, relatando que o evento foi muito proveitoso, agregando muito para suas formações”, observa Maristela.

Secretaria de Educação oferece acompanhamento contínuo

Há alguns anos, a Secretaria de Educação oferece um acompanhamento pedagógico e multidisciplinar para os alunos diagnosticados, como atendimento psicológico, fonoaudiológico e psicopedagógico, os quais contribuem, de forma significativa, para o desenvolvimento dos estudantes que necessitam da inclusão. “Hoje, temos, na Rede Municipal de Ensino, muitos alunos com diagnóstico de autismo, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Dislexia, Discalculia e outros. Lembrando que incluir é dar condições, através da adaptação de currículo e formação dos profissionais da educação, para que estes alunos consigam evoluir na aprendizagem conforme suas possibilidades”, considera a secretária de Educação.

Na tarde da quarta-feira, também foi realizada uma palestra com as agentes de serviços gerais e merendeiras da Secretaria de Educação. O evento foi ministrado pela enfermeira chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Ana Mara Harbs, que abordou temas como atenção ginecológica, climatério e prevenção dos cânceres de colo de útero e de mama.

Tags
Continuar lendo

Artigos Relacionados

Skip to content