CidadesDestaqueFazenda Rio GrandeFazenda Rio GrandePolíticaÚltimas Notícias

População quer saber: como está o Hospital Nossa Senhora Aparecida?

Algo que vem gerando polêmica em Fazenda Rio Grande são as obras no Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida. Iniciadas no ano passado, elas ainda não foram completamente concluídas devido à falta de equipamentos, mas parte da estrutura já está funcionando.

Atualmente, o hospital conta com cinco médicos trabalhando: um cardiologista, dois ortopedistas, uma pediatra e uma médica de saúde mental. Com a chegada recente de equipamentos de ultrassom, os dois obstetras que trabalham na UPA devem ser realocados para o novo espaço. De acordo com o secretário de saúde Rejomar Andrade, somente na sala de ultrassom foram mais de R$ 100 mil investidos em novos equipamentos.

“O objetivo da secretaria é ir ocupando paulatinamente o hospital, para que possa atender de maneira melhor à população”, comenta Andrade. Ele afirma que para 2019 já está previsto um investimento de de aproximadamente R$ 500 mil em novos equipamentos. Assim, será possível reinaugurar toda a estrutura.

“Foi feito um investimento altíssimo no hospital. Uma estrutura muito condizente com o merecimento da nossa sociedade. Mais de três milhões de reais foram investidos. Todas portas e janelas trocadas, paredes pintadas, novos balcões, centro cirúrgico totalmente novo. Tudo isso pra atender com melhor qualidade”, ressalta. Segundo ele, conforme vão chegando novos equipamentos, profissionais vão sendo colocados para atender. “Não adianta inaugurarmos um hospital novo, com equipamento velho”, complementa o secretário.

+ Tijucas do Sul contrata mais médicos

+ Professores de Fazenda Rio Grande protestam contra perda de gratificação

A parte que ainda falta é a maternidade. Atualmente, as gestantes em trabalho de parto são levadas em uma ambulância a hospitais de referência em Campo Largo, Lapa e Curitiba. Mas o pré-natal é todo feito na cidade. Anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), há um espaço exclusivo para fazer os exames necessários nas futuras mamães. Quando elas iniciam o pré-natal, já são informadas sobre onde será realizado o parto.

Mérito

Outro setor que frequentemente recebe reclamações por parte dos usuários é a UPA de Fazenda Rio Grande. O trabalho, porém, é um dos melhores. Assim avaliou o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren), que, recentemente, entregou um certificado à secretaria.

”Todas as indicações que o Coren preconiza, referentes à nossa UPA, foram atendidas. Quantidade de funcionários, procedimentos de atendimento…. Nós resolvemos todos esses apontamentos e eles emitiram um certificado que está agora em nossa recepção da UPA, num quadrinho. Muito bacana!”, destaca o secretário de saúde.

Ao todo, foram 21 apontamentos feitos pelo próprio Coren e que a unidade atendeu. O certificado não é entregue a todos os municípios, apenas alguns. Por isso, estão todos muito contentes com o reconhecimento do trabalho.

Por: Dayanne Wozhiak

Continuar lendo

Artigos Relacionados

Loading...