PINHAIS LANÇA O PRIMEIRO LONGA-METRAGEM PRODUZIDO COM RECURSOS PRÓPRIOS

 PINHAIS LANÇA O PRIMEIRO LONGA-METRAGEM PRODUZIDO COM RECURSOS PRÓPRIOS
Spread the love

Filme “O Caipira” conta com a participação de atores de Pinhais, convidados e alunos da Oficina de Cinema do município

Prefeitura de Pinhais

Um feito inédito coloca Pinhais, mais uma vez, em destaque no cenário cultural. O município lançou, recentemente, o filme “O Caipira”, produzido integralmente com recursos próprios, sendo filmado com equipamentos da Oficina de Cinema de Pinhais (OCP). Outro destaque é que o filme é encenado por atores de Pinhais, alunos da OCP e convidados.

O diretor do longa-metragem, Arnaldo Silveira, relata com emoção e orgulho como é fazer parte deste projeto. “A realização deste trabalho marca a história do cinema da cidade de Pinhais, e é um prazer fazer parte deste feito. Dirigir o filme é especial porque são os atores que eu vi nascendo durante a oficina de cinema e principalmente porque estamos criando uma produtora de cinema”, desta o diretor.

Arnaldo conta que a produção foi feita de maneira muito colaborativa, contando com a parceria de diversas pessoas, como da aluna da Oficina de Cinema, Zêh Carvalho, responsável pelo roteiro, produção e elenco. Já a trilha sonora teve colaboração de Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, por meio do filho Rui Graciano, também de Cidinha Alves, que tem uma de suas canções como tema do filme, entre outras parcerias.  As gravações ocorreram nas cidades de São José dos Pinhais, Antonina e Morretes.

“O Caipira tem uma história tão singela e tão gostosa que se confunde com tudo aquilo que a gente tem vontade de fazer. Fala da alma das pessoas mais simples, que são felizes com pouco, é uma história de pessoas do campo, simples, uma comédia deliciosa, com um elenco que mistura atores de 12 até mais de 70 anos de idade”, conta Arnaldo Silveira.

A atriz e madrinha do filme, Isadora Ribeiro, esteve presente no lançamento do longa e defende que Pinhais está no caminho certo e se tornando ícone paranaense. “Parabenizo toda a equipe envolvida e fico muito feliz em ver os artistas envolvidos cada vez em mais trabalhos”, destacou.

Sinopse

O filme é baseado no século passado, época em que as famílias, apesar de terem muitas posses, viviam de forma muito simples, até com certa ingenuidade. Era de costume os casamentos arranjados entre os filhos dos compadres, tudo para não dividir a herança e assim garantir a riqueza de ambos. Quando as crianças chegavam aos seus 11 a 12 anos o acordo era firmado e os pais de uma das partes entregavam os chamados “dotes”.

Elenco

João Lucas, Valdir Tullio, Zêh Carvalho, Alexia Karla, Majú Carvalho, Marciano Tabaca, Kelly Farah, Camila Marcelly, Hilda Zeller, Gilberto Kunl, Mary Maresch, Tainá Lange, Beatriz Santos, Gabriel Fidelis, Roseli Rosa, Silmar Cezar Filla, Branca Oliveira, Christian Neves, Tainá Bittencourt, TitaCoty, MarildinhaMilany, Rosa Passos, Ruy Graciano, Fatima Almeida, Ana Luiza da Silva, Ricardo Pinheiro, Rita Bender, Robson Silvah, Esterina Moschen, Iverson Alves, Patrícia Fernandes, Priscilla Fernandes.

Direção: Arnaldo Silveira; Roteiro, Produção e Casting: Zêh Carvalho; Assistente de Produção: Rita Bender; Montagem: Dário Tomaz; Supervisão Geral: Laércio Sobral.

Sala de Cinema

Os equipamentos utilizados para as gravações são oriundos da parceria firmada no ano passado com o Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual e Fundo Nacional de Cultura, que contemplou o município com equipamentos de última geração, resultado de um investimento de mais de R$ 250 mil. Além destes materiais, utilizados pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, como suporte para realização da OCP, o projeto contempla aparelhamentos que possibilitam o funcionamento da sala de cinema.

“Todo este trabalho faz parte do cenário cultural incrível que Pinhais está vivendo, o que consolida cada vez mais a cidade como referência na área da cultura. A Oficina de Cinema está cada vez mais presente neste contexto”, finaliza Arnaldo.

Serviço

As próximas exibições do filme serão realizadas no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, nas terças-feiras do mês de novembro, sempre às 20h. Endereço: Rua 22 de Abril, 305, Centro de Pinhais.

oreporter

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *