DestaquePiên

Piên sedia primeira fase da Mostra Científica do Projeto Verde é Vida

A primeira fase da Mostra Científica do Projeto Verde é Vida, realizado em parceria com a Afubra aconteceu durante todo o dia da última quarta-feira (03) no salão da igreja matriz da cidade de Piên e reuniu 27 pesquisas.

A Associação do Fumicultores do Brasil (Afubra) atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, desde 1955. O principal propósito da entidade é oferecer aos associados o auxílio mútuo que protege as lavouras de tabaco das intempéries de granizo. A cultura produzida em regiões com propriedades pequenas, muitas vezes, com a topografia acidentada. Além disso, anos atrás, o acesso à tecnologia era escasso, tornando comum o uso inadequado dos recursos naturais (Manejo incorreto do solo e da água, lixo e dejetos de animais, falta de reflorestamento e conservação das matas).

Ao perceber esse problema, a Afubra começou a trabalhar as primeiras campanhas de educação ambiental, em 1966, com a distribuição de mudas nativas, sensibilizando as comunidades da necessidade de preservação da natureza. Esses passos iniciais, tornaram as campanhas de educação ambiental em um projeto que já tem 26 anos de trajetória. Em 1991, é criado o Projeto Verde é Vida.

O objetivo desse projeto é desenvolver a educação socioambiental, visando a preservação do ambiente, educação no meio rural, sustentabilidade diversificação e a valorização dos agricultores. O Projeto Verde é Vida trabalha em parceria com municípios, escolas, alunos, professores e a comunidade escolar.

Diversas autoridades municipais estiveram presentes na Mostra Científica realizada em Piên, que consistiu na apresentação dos Projetos desenvolvidos pelas escolas em formato de janelas. O Prefeito de Piên, João Padeiro comenta sobre a importância deste projeto “Com certeza o Verde é Vida vem de encontro com o que é discutido ao longo dos últimos anos sobre a importância da conservação da natureza e, com essas pesquisas realizadas, desperta ainda mais o interesse dos alunos sobre o tema. Ficamos muito felizes por estarmos sediando nesta primeira fase da Mostra Científica e parabenizo a todos os alunos e professores envolvidos”, comenta o Prefeito.

O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Gravi Gonçalves, foi um dos avaliadores “foram apresentadas 27 pesquisas por alunos dos municípios de Mafra, Rio Negro, Canoinhas e Piên, não foi fácil para aplicarmos os critérios de avaliação repassados pela Afubra, pois tínhamos vários trabalhos bem elaborados e que atenderam a todos os requisitos”, conta o secretário.

Das 7 pesquisas classificadas para a segunda fase, a Escola Municipal do Campo Santa Isabel, da comunidade de Campina dos Maia, foi uma das selecionadas com o tema “Salve as Abelhas” e estará representando a Município de Piên em Itainópolis, na próxima fase, no mês de setembro.

Continuar lendo

Artigos Relacionados

Skip to content