Prefeitura de Fazenda Rio Grande quer proporcionar lazer e saúde à população revitalizando parques

 

Mais do que trazer o novo, é preciso valorizar o que se tem. E foi pensando nisso, que a gestão à frente de Fazenda Rio Grande resolveu reformular os dois principais parques da cidade, o Parque Verde e o Parque Multieventos. A ideia é que as famílias possam desfrutar desses importantes pontos turísticos, com atrações fixas e itinerantes.

O Parque Multieventos, por exemplo, cuja entrega de obras está prevista para o final do semestre, já conta com opções de lazer e esporte. Mas o prefeito Marcio Wozniack e o secretário de Obras, Meio Ambiente e Esporte Marcelo Pelanda estão pensando grande: eles vão criar uma arena onde será possível realizar shows e eventos para até 100 mil pessoas.

Para a gestão, é um grande orgulho, já que a própria capital tem tido dificuldade para realizar grandes shows. Mais que isso, o espaço também poderá servir para a realização de casamentos ao ar livre. E haverá ainda uma pista de 100m rasos de atletismo, com a possibilidade de uma pista de salto à distância também.

“Onde era a casa do patrão, fizemos o rancho fazendense. Onde está o ecoestádio, ao lado fizemos uma praça esportiva com duas canchas de vôlei, uma cancha de futebol de areia, um parquinho e uma academia ao ar livre”, destaca o secretário Pelanda. Além disso, ele aponta para a pista de caminhada, que contorna todo o parque com 1.800 metros, e que já tem recebido moradores para exercícios diários em contato com a natureza.

Já o parque verde terá mais foco nos esportes aquáticos. Tanto que o rio está sendo desassoreado como forma de cuidado e também de ampliação.  A ideia é trazer, com isso, campeonatos estaduais e brasileiros de esportes aquáticos para o município. Os moradores também poderão andar de pedalinho.

Além disso, o parque também está sendo revitalizado com relação à pista de caminhada, o bosque, as canchas de futebol sintético, de areia e de vôlei, a lanchonete e o trapiche. O salão principal terá capacidade de confortar até 250 pessoas.

“A família que vier vai passar um dia muito agradável aqui. É isso que nós queremos, que os parques da nossa cidade sejam usados pelas famílias. Muita gente não conhece esse espaço ainda e, em conversa com o prefeito Marcio, a gente procurou trazer essa oportunidade de que as famílias venham conhecer e realmente utilizar o que é delas. Isso aqui é uma propriedade do povo de Fazenda Rio Grande”, destaca Pelanda.

A segurança dos dois parques também foi pensada. Serão instalados pontos-base da guarda municipal e reforçada a iluminação nos espaços, para que os moradores também possam ter lazer à noite.

O secretário destaca ainda que apesar das obras não estarem 100% completas, as pessoas já podem usufruir de algumas das opções de lazer. A pista de caminhada, por exemplo. Ele convida a todos para visitarem os parques e, desde já, tê-los como um espaço de divertimento e bem-estar.

Por: Dayanne Wozhiak