DestaqueFazenda Rio GrandeSaúde

Parceria com a UFPR trará estudantes de medicina a Fazenda Rio Grande

Por meio de um convênio com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), estudantes do 5º ano de medicina irão atuar em unidades básicas de saúde de Fazenda Rio Grande, no Programa de Saúde da Família, em conjunto com profissionais da área. Com a parceria, os alunos vão ajudar nos atendimentos médicos, tornando-os mais ágeis, e também propor novas ideias.

De acordo com o diretor-médico da Divisão de Atenção à Saúde Primária (DASP), Dr. Luiz Neves Neto, a ideia surgiu na própria divisão, em conjunto com a Enfermeira-coordenadora da DASP, Danielle Milani. Para ele, além de qualificar os atendimentos, essa vinda do meio acadêmico para o município também estimula profissionalmente os médicos que já trabalham nas unidades e que auxiliarão esses alunos.

Durante uma reunião entre a secretaria de saúde do município, o prefeito Marcio Wozniack, diretores da DASP e os professores coordenadores do programa de Saúde da Família, da UFPR, o secretário Rejomar Andrade lembrou que no meio acadêmico surgem ideias novas e promissoras e que, com essa parceria, elas poderiam ser trazidas para o município, melhorando a qualidade de vida da população.

A reunião que ocorreu na quinta-feira (29) serviu também para que os professores e médicos João Carlos do Amaral Lozovey, Paulo Poli, Marilene da Cruz Buffon e Eleusis Ronconi de Nazareno visitassem uma das unidades de saúde e conhecessem de perto o trabalho realizado na cidade. A maior preocupação dos docentes é com relação à adesão dos médicos que trabalham no município, em atuar em conjunto com os alunos, mas o Dr. Neto acredita que, em pouco tempo, eles poderão gostar da parceria e se interessar em ensinar.

Além disso, durante o encontro, uma das questões levantadas é que, quando o aluno passa a acompanhar a vida de seus pacientes, ele se surpreende e começa a gostar ainda mais do que faz. Ou seja, o projeto apresenta ganhos para todos os lados.

A ideia é que três unidades recebam esses jovens a partir de 17 de julho. Para o ano que vem, também está previsto uma nova parceria coma UFPR objetivando a oferta de residência médica em Saúde da Família no município, bem como uma parceria com outros cursos, como odontologia.

Por: Dayanne Wozhiak

Foto: Barbosa Junior

Continuar lendo

Artigos Relacionados

Loading...