CidadesDestaqueGeral

Municípios da Região Metropolitana de Curitiba receberão unidade do Castramóvel

O veículo irá auxiliar as ações públicas em saúde de controle da superpopulação de cães e gatos errantes e semidomiciliados e de zoonoses

Os municípios de Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Fazenda Rio Grande, Lapa, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais, em breve, receberão uma unidade do Castramóvel, veículo que oferece gratuitamente a castração animais domésticos para famílias de baixa renda.

As prefeituras municipais adquiriram o equipamento, que está sendo disponibilizado devido à aprovação de emenda do deputado federal Osmar Bertoldi. Os objetivos são minimizar os problemas de superpopulação de cães e gatos semidomiciliados ou em situação de abandono nas ruas de cidades e promover equilíbrio entre saúde pública e bem-estar dos bichos.

O Castramóvel é adaptado para a esterilização animal gratuita, e está sendo levado aos municípios paranaenses em parceria com as prefeituras e instituições protetoras. De acordo com Bertoldi, no Paraná, serão 80 veículos ao custo de R$ 120 mil.

O veículo se une a outras propostas e ferramentas que visam ampliar políticas públicas de saúde e bem-estar animal como, por exemplo, programas de educação, campanhas de vacinação e de adoção e ações em favor da guarda responsável e de combate ao abandono. Além disso, contribuirá para a redução e proliferação de zoonoses e outras doenças que podem afetar as pessoas.

Tags
Continuar lendo

Artigos Relacionados

Loading...