Lingua de Trapo

Língua de Trapo 415

Faltando menos de dois anos para as eleições municipais, as conversas de bastidores acontecem. Em Fazenda Rio Grande, informações do meio político dão conta de uma penca de propensos candidatos à função. Uma delas, do atual prefeito Márcio Wozniack, que por ter cumprido um mandato tampão, estaria apto a disputar o pleito. Salvo imprevistos. E a ciumeira é grande na Barrosa (prefeitura), pois informações de cocheira, dão conta de que o candidato a vice já foi escolhido. O preferido de Marcio é Tiago Wandscheer, filho do deputado federal Toninho, do ramo imobiliário fazendense. Alguém é contra?

Outro que pode disputar a eleição de prefeito é o vereador Dudu Santos, que realiza um bom trabalho na Câmara de Vereadores. Segundo o Foca, Dudu já estaria conversando com o também jovem vereador Marco Marcondes. Só não se sabe quem vai encabeçar a chapa, mas é uma dupla que pode e tem condições de fazer uma boa administração. Dudu é parente do ex-prefeito Chico Santos. Vamos aguardar os acontecimentos.

O médico cardiologista Nassib Hammad e o empresário Ricardo Miranda têm se encontrado com frequência. Segundo pessoas próximas, os dois tentam formar chapa para disputar a eleição. Uma pessoa ligada a eles, garante que a intenção é promover uma enquete para saber quem a população aprova para ser o candidato a prefeito. Vale lembrar que, tanto Nassib como Ricardo Miranda, são pessoas de respeito no município e podem surpreender.

Importante destacar que, na eleição de 2016, Ricardo Miranda teria sido convidado a disputar a eleição com o Dr. Nassib. Não teria havido acordo, pois nenhum, nem outro quis abrir mão de encabeçar a chapa. Mas e, agora? Será que vão chegar a um acordo? Vale lembrar, que numa enquete recente da Rádio Banda B, Ricardo Miranda lidera pesquisa de uma lista de prováveis candidatos a prefeito da cidade.

Uma eleição em Mandirituba e outra em Fazenda Rio Grande. Assim tem sido o vai e vem de Geraldo Cartário. Segundo pessoas próximas, ele já vem costurando apoios, desta vez em Fazenda. Quer ser prefeito. Vem conversando com lideranças, entre as elas, o Dr. Nassib. Num bate papo com amigos, disse que foi traído por várias pessoas da política fazendense e que pretende voltar ao poder. Certamente o caminhão azul deve percorrer as ruas da Fazenda com a famosa música do Rei Roberto Carlos: Você meu amigo de fé, meu irmão camarada…..

Não por acaso, Geraldo vem, a exemplo de outras eleições, comandando um programa radiofônico. E sua metralhadora tem sido apontada a todos, inclusive o empresário Ricardo Miranda. Cartário afirma que Miranda é um dos responsáveis pela vinda da Estre para Fazenda Rio Grande. Aliás, a mencionada empresa, que recebe o lixo de dezenas de municípios da região, tem contribuído com mais de R$ 2 milhões (ano) via Imposto sobre Serviços, cujo valor é revertido em obras para a população. Na conta não estão contabilizados outros impostos e taxas. Parece que Geraldo só olha para um lado!

Em duas eleições a prefeito em Mandirituba, Cartário entregou uma para o vice Onildo Gelatti, já que se viu ameaçado de governar a cidade por pendências na Justiça Eleitoral e outra nas urnas, para Luis Antonio Biscaia, que venceu a eleição por uma diferença de 1.319 votos. Sempre que perde um pleito, Geraldo Cartário corre para um refúgio em Portugal. E, agora, será que emplaca em Fazenda Rio Grande?

Mudando um pouco de assunto,nesta semana, em Mandirituba, a sessão da Câmara de Vereadores demorou cerca de 3 hora e meia. Vários projetos foram discutidos e analisados pela edilidade, que agora tem no comando (presidente) o jovem Fernando Teixeira, que vem dirigindo o Legislativo com muita organização. Moradores, dizem, ser uma das melhores legislaturas que a câmara já teve.

E Fernando Teixeira antecipa. Todas as contas de ex-prefeitos, serão avaliadas dentro do prazo. Chegou do Tribunal de Contas o parecer e, se o documento for pela desaprovação, será colocada em pauta para apreciação da vereança. “Não vamos ficar engavetando nada”, disse Fernando a um jornalista de plantão de O Repórter. É assim que deve ser Fernando!

Na pequena Agudos do Sul, pelo menos doze candidatos a prefeito surgem no cenário. Certamente será uma eleição concorrida. A única coisa certa no município, é que a prefeita Luciane Teixeira estará fora do páreo, por dois motivos: reprovação de contas pelo Legislativo, acatando parecer do Tribunal de Contas e pela aplicação de golpe contra uma pessoa idosa, fato de conhecimento da comunidade. Eita!

Falando em Luciane, dia desses, em reunião da AMSULEP, associação de municípios da região, a prefeita rasgou elogios a um jornal e desceu críticas em outro. R$ 10 mil pra quem acertar quem foi o premiado (ou críticado).

Lembrando que em 2008, Luciane foi manchete do jornal A Tribuna do Paraná. O título do jornal de Curitiba era: “Ex-prefeita de Agudos do Sul é acusada de aplicar golpe”. A vítima seria Luciria Trindade da Cruz, de 71 anos. Em 2009, o Repórter republicou a matéria da Tribuna, causando indignação em Luciane Teixeira. Em 2014, foi presa pelo policial Alexander, já falecido. Em 2016, na eleição, foi condenada pelo juiz eleitoral de Fazenda Rio Grande pela compra de votos e, ano passado, condenada por golpe contra idoso. Fatos que foram veiculados por este jornal.

Tudo o que publicamos, apesar da ira da prefeita, é sempre baseados em documentos oficiais da justiça ou boletins de ocorrência da polícia. Logo, diante de tantas publicações de parte de O Repórter, este Semanário jamais será elogiado por Luciane. E ponto final! Nosso lema é escrever a verdade, nada mais que a verdade.

Diante de tantos fatos e condenações, o Ministério Público determinou que a prefeita Luciane Teixeira se recolha em seu lar até as 20 horas. Nem um minuto a mais. Mas a gestora, pelo que dizem, não cumpre a decisão e é vista em vários lugares, após o horário estabelecido. Dizem que o MP estuda medidas que possam levar Luciane a se recolher na Delegacia de Fazenda Rio Grande. Mas que mulher teimosa hein!

Baita sacanagem. Uma cidade próxima de Mandirituba está mandando seus doentes para atendimentos no município administrado por Biscaia. Só que de uma forma muito desumana. Os pacientes são largados na Praça Bom Jesus e que se virem. Eles (doentes) chegam sem nenhum tipo de encaminhamento. Estamos de olho!

Quando vereador, Marcos Ribas apresentou projeto com a intenção de implantar em Fazenda Rio Grande o chamado plantão 24 horas nas farmácias. Na época, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Julinho do Pesque, considerou o projeto inconstitucional. Na mesma época, o sistema foi aprovado em Mandirituba. O tempo passou e no dia 23 de janeiro deste ano, para surpresa, Julinho do Pesque apresentou projeto parecidíssimo. Só que desta vez foi aprovado. O Foca não esquece! Falta saber se o projeto está na íntegra ao apresentado por Ribas no passado não muito distante. O Foca coloca a coluna à disposição do Julinho para as devidas explicações. Lembrando que este projeto existe há muitos anos em várias cidades do Brasil!

Lá pelas bandas de Quitandinha o negócio não está nada quieto. Na última sessão da Câmara de Vereadores, o nobre edil Amir Lemos protestou o fato da assistência não atender as pessoas. Segundo ele, uma mulher queria visitar o marido no hospital, mas não tinha veículo para o transporte, porém, o vereador afirmou que tem carro saindo toda a semana para a capital.
O Foca foi atrás para saber da real situação e descobriu através do secretário Elizandro, que a mulher não foi atendida nem uma ou duas, mas várias vezes pela Assistência Social. Eita!

A moda agora é fazer vídeo para postar em Redes Sociais e quem entrou na onda foi o ex-prefeito de Quitandinha, Zé Quirera. O tema da vez é falta de manutenção nas estradas rurais do município. Ele chegou a implorar para a prefeitura e o governo do Estado resolverem a situação. O Foca quer ajudar, refrescando a memória dele. Ele poderia comparecer até uma agência bancária e pagar o que deve ao munícipio, já que boatos que é tanto dinheiro, que dá para arrumar todas as ruas da cidade.

Não querendo fazer fofoca, mas… Alguns de seus inúmeros terrenos já estão empenhorados até que ele faça o pagamento, porém até agora… Pelo visto é melhor ficar na onda dos vídeozinhos mesmo!

Continuar lendo

Artigos Relacionados

Loading...