Lazer para o público feminino: conheça o trabalho do Camu, um centro focado na mulher pienense, com atividades a baixo preço

Com um trabalho voltado especialmente para a valorização da mulher, o Centro de Atendimento à Mulher (Camu), criado pela Prefeitura em 2012, oferece cursos e atividades para o público feminino, com mensalidades simbólicas. Completando hoje 5 anos de trabalho, a entidade conta com mais de 400 alunas matriculadas nas mais diversas modalidades, tanto com foco educacional quanto de exercícios físicos e lazer.

“O Camu proporciona a valorização da mulher pienense, buscando qualidade de vida, auto estima e lazer”, aponta a Patrícia Dreveck, gestora das Secretarias de Defesa Civil e Ação Social, à qual está vinculado o Camu.

A aluna Cleidenice H. Leite, que faz aeróbica desde setembro do ano passado, conta que chegou a perder 32 kg com a atividade que realiza no Camu. “Para mim tem sido maravilhoso, mudou bastante a minha qualidade de vida”, conta a aluna. Segundo ela, que tentou fazer atividades físicas em academias da cidade, a taxa de mensalidade é metade ou até um terço do valor pago em outros lugares. Por isso, ela que mora no Centro da cidade, diz que super aprova o projeto e que pretende continuar.

Segundo a gestora Patrícia, são diversas opções de exercícios. Aeróbica, ginástica localizada, treino funcional, musculação, zumba, hidroginástica e natação adulto e infantil, que são atividades ministradas pelas professoras Sueli de Fátima Ribas Taborda e Ana Paula Pincegher de Souza, profissionais preparadas para exercer a função.

Além dessas modalidades, o centro também conta com uma cozinha industrial, onde são realizados os cursos de culinária, e ainda a sala de artesanato, entre outros ambientes. Outra atividade interessante desenvolvida no Camu é o projeto de psicomotrocidade, focado nos alunos da Apae do município e feito em parceria com a Secretaria de Educação.

“Atendemos também grupos da melhor idade, grupos de integração e oferecemos oficinas de violão e informática”, destaca Patrícia. O objetivo agora, segundo ela, é oferecer as modalidades de Pilates e Balé infantil.

Para quem tem interesse, ainda há vagas em algumas modalidades, basta ir até lá e conferir o trabalho. O Camu está localizado na rua Espírito Santo, 120 – Centro, e o atendimento do setor administrativo é realizado de segunda a sexta, das 8h às 17h. Já as atividades são desenvolvidas das 8h às 21h.

Por: Dayanne Wozhiak

Foto: Mateus Paixão