Agudos do SulAgudos do SulCampo do TenenteCampo TenenteCidadesCuritibaCuritibaDestaqueEspecialFazenda Rio GrandeFazenda Rio GrandeLapaLapaMandiritubaMandiritubaParanáPiênPiênPinhaisPinhaisQuitandinhaQuitandinhaSão José do PinhaisTijucas do SulTijucas do SulÚltimas Notícias

Ideb no Paraná está abaixo da meta, indicam novos dados do MEC

Ideb no Paraná está abaixo da meta. Divulgado na última segunda-feira (3), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) indica que as escolas municipais do Paraná ultrapassaram os índices esperados para 2017. Colégios Estaduais, porém, não atingiram a meta. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), com base no resultado do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Ideb é o principal indicador de qualidade na educação do País. O cálculo é realizado por meio do aprendizado dos alunos em português e matemática (índice obtido pela Prova Brasil) e a taxa de aprovação. A meta do Paraná em Colégios Estaduais era de 4,8 e o estado atingiu apenas 4,6. O índice refere-se ao ano de 2017 e teve aumento de 0,3 pontos em relação a 2015, cujo índice estava em 4,3. Ainda em 2015, a meta de 4,5 também não tinha sido alcançada.

Ideb no Paraná está abaixo da meta

O que assusta ainda mais, é o índice referente ao Ensino Médio no estado. A meta era de 4,6 e o Paraná alcançou apenas 3,7, subindo apenas 0,1 referente ao ano de 2015. O valor não é respeitado em quase nenhum estado do País. Tanto que o Brasil todo deveria chegar a 4,4 e atingiu apenas 3,5.

+ Incêndio em Fazenda Rio Grande: família perde casa e bens materiais

Apenas os estados de Goiás e Pernambuco atingiram a meta estabelecida. Pernambuco atingiu os 4 esperados e Goiás superou a meta de 4,2, chegando a 4,3. Os estados de Amazonas, Roraima, Amapá, Bahia e Rio de Janeiro, porém, diminuíram o índice de 2015 para 2017.

Em entrevista oficial, o Ministro da Educação Rossieli Soares comentou o resultado. “Tivemos avanços do 6º ao 9º ano, mas ainda insuficiente. E novamente uma estagnação do ensino médio que cada vez mais se distancia da meta. Há uma necessidade muito grande que a gente logo faça mudanças estruturantes para o ensino médio”, disse.

Veja abaixo o Ideb de cada cidade da região, referente aos anos finais na Rede Estadual.

Por: Dayanne Wozhiak

Continuar lendo

Artigos Relacionados

Loading...
Close