IBGE já começou a realizar o Censo Agro em todo o país. Prepare-se para receber os pesquisadores em seu negócio!

Por: Dayanne Wozhiak com informações da assessoria

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já começou a realizar o Censo Agro em todo o País. Cerca de 19 mil funcionários identificados estão indo a campo, desde a segunda-feira (2), para levantar dados como estrutura, dinâmica e produção dos estabelecimentos agropecuários de todo o território brasileiro.

A importância da pesquisa está em melhorar as condições para o setor rural, a partir da obtenção e divulgação de dados mais detalhados. Com os resultados, é possível realizar uma “formulação e avaliação de políticas públicas, estudos acadêmicos, projetos de instituições de pesquisa e decisões quanto a investimentos públicos e privados”, conforme está descrito na nota de divulgação à imprensa.

Somente no Paraná, serão 1350 recenseadores do IBGE cobrindo os 372 mil empreendimentos agropecuários. Como a pesquisa vai até fevereiro de 2018, os dados começarão a ser publicados na metade do ano. Perguntas que envolvem área do estabelecimento, número de pessoas ocupadas, utilização de maquinário, emprego de irrigação e uso de agrotóxicos estão entre os temas abordados no questionário.

Para que se obtenha êxito na pesquisa, é importante que os produtores colaborem e respondam corretamente às perguntas a serem feitas. “As informações obtidas junto aos produtores rurais são utilizadas única e exclusivamente para fins estatísticos, jamais sendo passadas para outro órgão do governo ou empresa privada. Quando os resultados são divulgados, a individualidade e a identidade dos informantes é preservada”, diz a nota.

Os recenseadores são devidamente identificados com colete, boné, crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) – um smartphone que armazena as informações colhidas no campo e transmite para a rede de computadores do IBGE. Já o crachá possui a foto e os dados pesquisador, bem como um número de telefone e um Qrcode para a confirmação das informações junto ao IBGE.

Nesta edição, todas as informações referentes à pesquisa podem ser acompanhadas pela internet, no https://censos.ibge.gov.br/agro/2017/

Saiba mais sobre o início do Censo: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-salade-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/17015-ibge-inicia-o-censo-agropecuario- 2017.html