DestaqueGeral

Hospital Pequeno Príncipe será homenageado na Assembleia

Maior hospital pediátrico do país, o Pequeno Príncipe será homenageado na quinta-feira, 21, em sessão da Assembleia Legislativa do Paraná pelos seus cem anos de existência. A cerimônia parte de uma proposição do deputado Michele Caputo (PSB). “O Pequeno Príncipe se consolidou, nos últimos anos, como modelo de inovação na tecnologia, no atendimento e na sustentabilidade”, afirmou Michele Caputo, que por mais de sete anos foi secretário de Saúde do Estado do Paraná.

“A excelência na atenção à criança e aos adolescentes tornou este hospital uma referência nacional e internacional. E isso nós devemos creditar à visão estratégica de sua direção, à constante modernização dos equipamentos e instalações, o que permite a prestação de um serviço mais qualificado, e sobretudo ao competente e experiente quadro de profissionais do Pequeno Príncipe”, acrescentou o deputado.

História – A criação do Hospital Pequeno Príncipe foi iniciativa de um grupo de mulheres de Curitiba, preocupadas em garantir melhores condições de atendimento médico e hospitalar a crianças carentes da cidade, num momento histórico de circunstâncias excepcionais: o mundo acabara de viver os horrores da I Guerra Mundial (1914-1918) e mais de 50 milhões de pessoas de todo o planeta – incluindo algumas centenas de Curitiba – haviam morrido vítimas da Gripe Espanhola, em 1918.

Em outubro de 1919, o Dispensário Infantil começou a fazer os primeiros atendimentos, e logo veio o projeto de construção de um estabelecimento maior, inaugurado em 1930 como Hospital de Crianças, nome que foi alterado para Hospital dr. Cesar Pernetta em 1951.

Vinte anos depois veio a denominação atual: Hospital Pequenos Príncipe, o berço da pediatria paranaense. A sessão solene que acontece na quinta-feira (21), às 17h, na Assembleia Legislativa integra extensa programação de festividades, que culmina em outubro, data do centenário do Pequeno Príncipe.

Continuar lendo

Artigos Relacionados

Loading...