BrasilCidadesDestaqueEspecialFazenda Rio GrandeFazenda Rio GrandeFazenda Rio GrandeParanáPolíticaÚltimas Notícias

Hoje é o último dia para regularizar o título de eleitor

Quem deixou para transferir, confeccionar ou atualizar o título de eleitor de última hora, pegou uma fila imensa em Fazenda Rio Grande. O prazo era até hoje (9) para que o eleitor possa votar na próxima eleição, marcada para outubro.

As filas são grandes também nas demais cidades do Brasil.

Se você ainda não regularizou sua situação, tem até hoje para fazer isso, basta ir até o Fórum Eleitoral mais próximo. O horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais é das 12h às 18h. Em Fazenda Rio Grande, apenas hoje, as senhas serão distribuídas até as 19h. Para confeccionar o título, é preciso levar:

  • Um documento de identificação original (RG, certidão de nascimento/casamento, carteira de trabalho ou carteiras expedidas por órgãos estabelecidos por leis federais (OAB, CRM, CREA etc.). CNH e o novo passaporte não são aceitos.
  • Comprovante de residência recente (água/luz/telefone)
  • Homens com idade entre 18 e 45 anos devem apresentar ainda o comprovante de quitação do serviço militar – Certificado de Alistamento Militar-CAM, Certificado de Reservista, entre outros.
  • Quem for apenas regularizar a situação ou emitir novo título, deve levar o título atual.

Leia mais:

IPTU Piên: carnês já estão sendo distribuídos

Suspeito de praticar estupro contra enteada é preso em Curitiba

Bolsonaro aposta em outras legendas para garantir palanque nos estados

Biometria

Em 2008, ficou estabelecido que o voto seria feito a partir da identificação biométrica dos eleitores, a fim de tornar o sistema mais seguro. O sistema impossibilita que uma pessoa vote por outra, evitando fraudes. Os dados biométricos são coletados no momento de se fazer o título de eleitor ou atualizá-lo.

Para as eleições de 2018, essa regularização se faz necessária. No momento do voto, a identificação biométrica já será realizada. Quem não se adequar, não poderá votar e poderá receber uma multa.

Em 2016, mais de 46 mil eleitores já realizaram o voto com o uso da biometria.

 

Continuar lendo

Artigos Relacionados

Loading...
Close