DestaqueFazenda Rio GrandeSaúde

Fortalecendo a saúde: Unidades de saúde de Fazenda Rio Grande recebem o auxílio de doutorandos do curso de medicina da UFPR

 

Por: Dayanne Wozhiak

Quatro novos médicos, que estão se formando pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) vão ajudar nos atendimentos de pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Fazenda Rio Grande. A parceria entre a prefeitura municipal e a universidade traz esses doutorandos do curso de Medicina ao município para que eles aprendam, na prática, como funciona a profissão, e também possam propor novas ideias, para que o setor funcione, a cada dia, de maneira mais eficaz.

“Saúde da Família é uma disciplina que integra o currículo obrigatório do curso de Medicina da UFPR. Estes alunos terão a oportunidade de aprender em nossas UBS, além de viver a integralidade da realidade médica com a população. Junto aos nossos profissionais eles irão fortalecer o atendimento médico da atenção básica, bem como aprimorar os conhecimentos acadêmicos já firmados”, destaca o secretário de Saúde do município, Rejomar Andrade.

Em matéria divulgada anteriormente no jornal O Repórter, sobre o projeto, o diretor-médico da Divisão de Atenção à Saúde Primária (DASP), Dr. Luiz Neves Neto, que intermediou essa parceria, explicou que a vinda do meio acadêmico ao município qualifica os atendimentos e também estimula profissionalmente os médicos que já trabalham nas unidades e que darão suporte a esses alunos.

Segundo Andrade, esses doutorandos serão avaliados em seus atendimentos, de modo que deverão fazê-los da melhor maneira possível para a população. “Acho que é bem bacana isso, uma medida muito importante e uma inciativa muito boa da nossa secretaria, além da contratação dos médicos que já foi realizada”, comenta o secretário de saúde.

Serão quatro alunos que atuarão em duplas, sob a supervisão dos médicos concursados. Dois vão para a Unidade de Saúde Canaã e os outros dois, para a Unidade Pioneiros.

Continuar lendo

Artigos Relacionados

Loading...
Close