Festa em homenagem ao padroeiro reúne, em especial, caminhoneiros de toda a região em Mandirituba

 

Por: Dayanne Wozhiak

Mandirituba recebeu gente da região e de outros estados nesse final de semana, em especial os caminhoneiros. A Festa em homenagem ao padroeiro de Mandirituba Senhor Bom Jesus, e também a São Cristóvão, padroeiro dos caminhoneiros, foi realizada no último domingo (6) e foi um sucesso, como nos anos anteriores.

Tradição do município, o evento que acontece há 60 anos teve início às 7h30, com a missa do Padre João Maria, seguida por uma procissão da igreja matriz até o Parque Municipal de eventos, onde foram realizadas as demais atividades. A festa estava tão boa que seguiu até as 21h, com gente até de Santa Catarina e São Paulo participando da comemoração.

“Como a festa é sempre no primeiro final de semana de agosto, as pessoas já se preparam. Caso tenham alguma viagem para cá, vêm preparadas para participar”, conta o presidente da festa, Rodrigo Taborda.

Proprietário do posto de combustível que leva o sobrenome da família, Rodrigo presidiu o evento pelo 4º ano consecutivo. Tudo isso, segundo ele, pela relação que tem com os caminhoneiros, por atender especialmente a esse público em seu estabelecimento, e por ver, na festa, uma forma de proporcionar um momento de lazer aos profissionais.

“Essa festa é muito importante para valorização dos motoristas, que passam muitas dificuldades em seu dia a dia, estando longe da família, recebendo muitas cobranças, passando por situações de roubo de carga, por exemplo. É um dia para que os motoristas se sintam bem, tragam a família e esqueçam os problemas”, ressalta.

Taborda ainda aproveitou apara agradecer aos voluntários que trabalharam em prol do evento. Segundo ele, não seria uma festa tão bonita se não fossem as pessoas que deram duro para fazer tudo sair como o esperado.

Atrações – Além da gastronomia, com o churrasco tradicional incluindo risoto, saladas, costela fogo de chão e carne de porco, os participantes também tiveram à sua disposição quiosques e exposições de marcas reconhecidas no mercado e que tem tudo a ver com o universo dos caminhões. Nesse ano, por exemplo, estiveram presentes a Mercedes Benz, Randon e Daf caminhões.

O evento ainda contou com a apresentação do Free Style Show, do Elton Becker, o catarinense que apresentou suas manobras com a moto.  Outra atração foi o 2º demolicar, que contou com 18 carros que se bateram e se destruíram em uma arena, até sobrar um único veículo funcionando, que foi o ganhador. O esporte que é destaque no evento, conta com regras para garantir a integridade e segurança dos participantes, como a terra molhada da arena para que os carros não ganhem velocidade, e o uso de capacete.