Avanço na segurança: Fazenda Rio Grande inaugura Delegacia Cidadã

Mais um passo em favor da segurança pública foi dado em Fazenda Rio Grande. Na última segunda-feira (8), a cidade inaugurou a Delegacia Cidadã. O projeto futurista, com mais de 1,2 mil metros quadrados e investimento de R$ 5,5 milhões, dará mais dignidade no atendimento à população.

“Dá pra ver os novos padrões que foram designados pelo nosso governo. Uma delegacia com um projeto arquitetônico moderno, funcional, para atender aqueles que precisarem do serviço de uma delegacia. Aqui é tudo mais humanizado e ajustado às necessidades das pessoas”, comentou o governador Beto Richa durante a inauguração.

delegacia cidadã marcio wozniack e beto richa

Segundo ele, a Delegacia Cidadã terá espaço especial e reservado para atender a vítimas como mulheres, adolescentes e idosos. Além disso, a promessa é de que as celas sejam usadas somente em caráter provisório, até que os detentos sejam transferidos.

“É importante destacar que não temos uma única penitenciária no Paraná com superlotação. Algumas inclusive têm algumas vagas. Diante do bom trabalho das forças policiais do estado, liderados pela nossa secretaria de segurança pública, nós avançamos bastante na segurança do estado”, disse ainda o governador.

Para o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack, a Delegacia Cidadã representa um avanço muito grande na segurança pública. Além disso, o novo empreendimento dará mais dignidade aos policiais e à população fazendense.

“Muitas pessoas sofrem agressões em suas residências e não sabem onde devem recorrer. Aqui queremos prestar um atendimento muito mais humanizado para essas pessoas e para que isso ocorra cada vez menos”, explicou o prefeito.

Leia mais:

Deputado Rubens Recalcatti assina convênios de viaturas policiais

Fazenda Rio Grande terá R$ 5 milhões para pavimentação

Fazenda Rio Grande lança carta voltada para o Desenvolvimento Integrado

De acordo com o deputado estadual Francisco Büherer, esse é um trabalho de longo prazo. “Estamos trabalhando há mais de cinco ou seis anos para que essa delegacia fosse instalada. Iniciamos, na época, com o prefeito Chico Santos. Depois, na sequência, junto com o Márcio, conseguimos fazer que acontecesse essa importante obra para o município”, disse.

delegacia cidadã fazenda rio grande

O vereador de Fazenda Rio Grande e delegado que acompanhou o projeto no início, Fábio Machado, diz que considera a Delegacia Cidadã um salto de qualidade significativo na segurança púbica. Segundo ele, “uma obra ao nível do cidadão de Fazenda Rio Grande”.

Mais que as vítimas, os próprios detentos terão tratamento diferenciado, com celas com boa estrutura e camas individuais. Além disso, não haverá contato entre presos e população em geral.

“Me sinto honrado profissionalmente. O governador Beto Richa está dando não somente uma delegacia, mas dignidade para todos os servidores policiais de Fazenda Rio Grande e também para os cidadãos. Teremos aqui um atendimento mais digno, mais humanizado”, comentou o Machado.

Por: Dayanne Wozhiak

Fotos: Jaelson Lucas (AEN/PR)