CidadesDestaquePinhaisPinhaisÚltimas Notícias

Escola Municipal de Pinhais inaugura projeto “Escola de Pais”

Foi inaugurado nesta terça-feira (04) o projeto “Escola de Pais”, no Colégio Municipal Felipe Zeni, em Pinhais. Após uma pesquisa feita no local por alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi identificada uma carência de diálogo entre a instituição e as famílias dos alunos. Para mudar este cenário, a equipe pedagógica, juntamente com apoios importantes, estará realizando diversas reuniões mensais para os pais com o intuito de enriquecer as relações e o convívio em sociedade.

Primeiro encontro do projeto Escola de Pais em Pinhais
Foto: Equipe pedagógica da Escola Municipal Felipe Zeni

Para iniciar com o pé direito, o primeiro tema tratado foi sobre Feminicídio. E para tratar sobre o assunto, a escrivã da Polícia Civil, Vera Lúcia Rodrigues Gaia, que é responsável pelo cartório de Violência Doméstica, esteve presente para orientar, principalmente as mulheres, e esclarecer dúvidas dos pais e comunidade.

“O convite para abertura do projeto Escola para Pais foi uma honra. Veio de encontro ao ciclo de eventos que estamos realizando no município. Falar aos pais sobre Feminicidio e violência contra mulher é um tema mais que importante, pois a violência doméstica sofrida, presenciada ou vivenciada pelas crianças tem um elevado impacto junto à escola. A criança é o reflexo do lar e a escola é, muitas vezes, o refúgio para as vítimas”, ressaltou a escrivã.

Sobre a sua fala para os pais, Gaia explicou. “A proposta da palestra também objetivou informar os diversos tipos de violência amparados pela lei Maria da Penha, bem como informar os canais para denúncia”.

Além da escrivã, a vice-prefeita Rosa Maria, que fez a abertura do evento, e a presidente da Associação de Mulheres e do Meio Ambiente de Pinhais (AMMA), Eunice Rosa Rufino, marcaram presença e ajudaram no debate sobre o tema.

Primeiro encontro do projeto Escola de Pais em Pinhais 2
Foto: Equipe pedagógica da Escola Municipal Felipe Zeni

O primeiro encontro superou a expectativa, como contou a diretora Vera Lúcia de Oliveira. “Tivemos uma participação muito significativa dos pais. Todos os comentários foram positivos sobre o tema e ajudaram a sugerir outros para o próximo encontro. A equipe da escola ficou admirada com a grande participação, já que é o primeiro”.

Sobre a importância de implantar esses encontros na escola, Vera Lúcia afirmou a relevância da presença dos pais dentro da escola. “É a realização de um grande sonho, pois como diz Cortella. ‘Não é só a educação dos filhos que é necessária, mas as dos pais também’. Eles precisam de orientação, aprender caminhos para ajudar a escola na formação de seus filhos. Escola e comunidade precisam andar juntas para uma educação de qualidade. Estou radiante pelos resultados”, salientou.

A segunda reunião ocorrerá no final do mês de julho e o tema será sobre Bullying.

 

Por: Riana Carvalho
Continuar lendo

Artigos Relacionados

Loading...