DestaqueFazenda Rio GrandePolítica

Deputado Toninho indica professora Lirani Franco para receber in memorian Diploma Mulher-Cidadã

Em reconhecimento à atuação dedicada à educação e na luta pelos direitos das mulheres, o deputado federal Toninho Wandscheer (Pros), indicou o nome da professora Lirani Maria Franco para receber in memorian o Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós 2019.

A homenagem é concedida pela Câmara dos Deputados, às mulheres que tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania e para a defesa dos direitos da mulher e das questões de gênero no Brasil. Esse ano, 26 candidatas disputam a premiação. Mas, haverá somente cinco finalistas.

Lirani, era professora de Matemática. Foi na sala de aula que ela percebeu de forma ainda mais forte a necessidade de defender os direitos das mulheres – dando início à luta pelo empoderamento feminino.

Entrou na vida política e por duas vezes exerceu o cargo de vereadora na cidade de Fazenda Rio Grande, na Grande Curitiba. Suas principais bandeiras eram a educação pública de qualidade, a defesa dos direitos das mulheres e o protagonismo dos jovens.

Defensora da classe trabalhadora, Lirani foi diretora e secretária da Mulher Trabalhadora e dos Direitos da LGBT da Associação dos Professores do Paraná (APP- Sindicato), diretora nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e fez parte de conselhos relacionados à educação e aos direitos das mulheres no Paraná.

“A premiação vem consolidar a carreira da professora Lirani, em reconhecimento não só pelo trabalho realizado como educadora, mas pela pessoa que foi, extremamente cuidadosa, acolhedora e agregadora. Merece o prêmio por ter cumprido sua missão de maneira exemplar, deixando escrita sua história na Educação Paranaense, comentou Wandscheer.

Premiação
No dia 11 de setembro, todos ficarão sabendo quem são as cinco finalistas que serão premiadas com o Diploma Mulher-Cidadã. A entrega do prêmio está prevista para o dia 17 de outubro.

Carlota de Queirós
A paulistana Carlota Pereira de Queirós (1892-1982), que dá nome ao prêmio entregue pela primeira vez em 2004, foi a primeira deputada federal eleita da história do Brasil. Médica, escritora, pedagoga e política, Carlota dedicou-se a ações educacionais que contemplassem melhor o tratamento às mulheres e às crianças.

Continuar lendo

Artigos Relacionados

Loading...