Agudos do SulDestaqueGeral

Comec debate formas de incentivo ao Turismo na Região Metropolitana de Curitiba

O presidente da Comec Gilson Santos recebeu na manhã desta sexta-feira (26) representantes da Associação dos Moradores, Produtores Rurais, Artesãos e Empreendedores do Turismo da Campina do Taquaral e Região – Acamp, para debater formas de incentivo ao Turismo Rural na Região Metropolitana de Curitiba.

Uma das propostas levantadas, foi a de fomentar o Ciclo Turismo e o Turismo de Caminhada na região, dois segmentos que vem crescendo muito, não exigem grandes investimentos e são modalidades de turismo sustentável, que incentivam pequenos comerciantes e preservam as características locais da região.

A Caminhada Internacional na Natureza, por exemplo, evento realizado pelo grupo Anda Brasil, já realiza diversas caminhadas em cidades da Região Metropolitana, fazendo com que São José dos Pinhais conquistasse inclusive o título de recordista nacional de Turismo de Caminhada, com 7 mil participantes e Mandirituba o segundo lugar com mais de 4 mil participantes em um único evento.

Segundo o presidente Gilson Santos, “a ideia é incentivar ainda mais este tipo de encontro, fortalecendo os locais onde eles já ocorrem e levando a modalidade para novos municípios. Algumas cidades já possuem inclusive calendário anual de caminhadas. Um exemplo de que esta é uma prática funcional e que traz enormes benefícios para os locais onde elas ocorrem”. Para o presidente, outro importante nicho é o incentivo às Rotas de Ciclo Turismo, que atraem ciclistas do mundo inteiro durante todo o ano. “Um bom exemplo está aqui, em Santa Catarina, com o Circuito do Vale Europeu”, destacou o presidente.

Segundo o presidente da associação Acamp, José Augusto Zanchetta, a iniciativa tem um papel importantíssimo na preservação da identidade local, e para evitar o que tem se observado nos últimos anos: “o loteamento das áreas rurais, seja legalizado ou não”.

A Acamp é formada por 9 colônias de São José dos Pinhais e possui 60 associados entre pequenos restaurantes, turismo pesqueiro, vinícolas, chácara para eventos, turismo pedagógico e artesanato. Em 2015 lançou o Circuito Rural Taquaral, que possui cerca de 25km de extensão, buscando promover a produção e o empreendedorismo rural, conquistando o prêmio Aliança Empreendedora por dois anos consecutivos.

Os próximos eventos da Caminhada Internacional na Natureza ocorrerão em:

27/04 – Campo Largo
28/04 – Agudos do Sul
01/05 – Quatro Barras
05/05 – Colombo

Confira o calendário completo de 2019 em: http://www.emater.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=359#Abril

Continuar lendo

Artigos Relacionados

Loading...