‘Chamo as nações para pôr fim ao banho de sangue na Síria’, diz Trump após ataque

 ‘Chamo as nações para pôr fim ao banho de sangue na Síria’, diz Trump após ataque
Spread the love

Presidente dos EUA disse em discurso que ‘é de vital interesse da segurança nacional dos Estados Unidos prevenir e dissuadir a propagação e o uso de armas químicas mortais’.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursou logo após o ataque americano a uma base militar síria e defendeu a ação, afirmando que “é de vital interesse da segurança nacional dos Estados Unidos prevenir e deter o uso de armas químicas mortais”.

Trump acusou Bashar al-Assad de ser o responsável pelo “terrível ataque de armas químicas contra civis inocentes”, que deixou mais de 80 mortos na Síria, disse que o país desrespeitou uma convenção da ONU sobre o assunto, justificou o ataque dizendo que as tentativas de negociação falharam e pediu o apoio de países aliados.

“Pedi a todas as nações civilizadas que se unissem a nós, buscando acabar com o massacre e o derramamento de sangue na Síria”, afirmou Trump. “Anos de tentativas anteriores de mudar o comportamento de Assad falharam, e falharam muito dramaticamente. Como resultado, a crise de refugiados continua a se aprofundar e a região continua a se desestabilizar, ameaçando os Estados Unidos e seus aliados.”

Trump confirmou que a ordem para os EUA lançarem 59 mísseis Tomahawk contra a base partiu dele e disse que o alvo foi o local de onde partiu o ataque químico de terça. “Não pode haver dúvida de que a Síria usou armas químicas proibidas, violou suas obrigações sob a convenção de armas químicas e ignorou a insistência do Conselho de Segurança da ONU.”

Fonte: G1
Foto: Alex Brandon/AP

oreporter

Related post