Destaque

Centro de Especialidades passa a atender moradores de Contenda, anuncia Carlão

O Governador Beto Richa inaugurou na  terça-feira (3) o Centro de Especialidades Metropolitano, em São José dos Pinhais. A unidade, que começa a funcionar nesta quarta-feira (04), é referência para atender pacientes de 28 municípios da Região Metropolitana de Curitiba. São José dos Pinhais,  Foto:Jaelson Lucas / ANPr

Desde a última quarta-feira (4), já está em funcionamento o Centro de Especialidades Metropolitano, que fica localizado em São José dos Pinhais. Inaugurado no dia anterior pelo governador Beto Richa, a estrutura atende a população de 28 cidades, inclusive moradores do município de Contenda.

Presente na solenidade de inauguração, o prefeito de Contenda, Carlos Eugênio Stabach, destacou a importância do Centro de Especialidades para o município. “Essa é uma grande conquista para os contendenses, pois nesta estrutura de referência o paciente terá consultas, exames e tratamento especializado em um único local, com atendimento multidisciplinar”, explicou.

O Centro de Especialidades Metropolitano, de acordo com o Governo do Estado, é o primeiro da região a adotar modelos de atendimento preconizados pela Secretaria da Saúde. O objetivo desta estrutura é facilitar o acesso da população a consultas e exames especializados. Para serem atendidos no local, porém, os pacientes precisam, antes, buscar o atendimento nas unidades de saúde.

 

Em breve, no local também será implantado o Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC), pioneiro no Brasil, o qual prevê o atendimento de hipertensos, diabéticos e idosos por equipe multiprofissional, estabelecendo uma integração entre a atenção primária e o ambulatório de atenção especializada. A unidade contará, ainda, com o Centro Mãe Paranaense para atendimento de gestantes e crianças de risco intermediário e alto risco.

Durante o evento o governador Beto Richa lembrou que centros de especialidades foram construídos em outras 11 cidades polo do Paraná e que com essas estruturas, instaladas pela Secretaria de Estado da Saúde, foi bastante reduzida a longa fila de espera por consultas ou exames especializados. “Aliado aos mutirões de cirurgias eletivas, avançamos muito nesta área. Este novo centro é uma importante conquista para a Região Metropolitana de Curitiba”, afirmou.

O Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp) é o responsável pela gestão do novo centro de especialidades. A estrutura foi instalada em um prédio cedido pela Prefeitura de São José dos Pinhais. O Governo destinou R$ 422 mil para compra de equipamentos e mobiliário e vai repassar, mensalmente, R$ 400 mil ao Comesp para a manutenção do local. Já o município de Contenda, que integra o Consórcio, ampliará os repasses mensais ao Comesp para manter a oferta dos procedimentos para população.

Além da população de Contenda, o Centro de Especialidades Metropolitano também atende moradores de Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçú, Lapa, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

Continuar lendo

Artigos Relacionados

Loading...
Close