Câmara de Agudos do Sul entrega título de Cidadão Honorário a cinco pessoas que ajudaram a construir o município

Por: Dayanne Wozhiak

 

Como forma de agradecimento pelos serviços prestados ao município e à população, cinco pessoas receberam o título de “Cidadão Honorário de Agudos do Sul”. A homenagem, realizada pelos vereadores da Câmara Municipal, em solenidade na última segunda-feira (16), pode ser feita por cada vereador somente uma vez durante o mandato, o que traz responsabilidade à escolha.

Um dos homenageados foi Eurides Alves da Rocha, comerciante que conquistou a amizade de todos e dedicou os seus 85 anos de vida a Agudos do Sul, tornando-se exemplo para muitos. Ele foi o único que não pode comparecer à solenidade devido à morte de uma pessoa próxima.

Também foi homenageado o Dr. José Timana Yovera, que atende em Mandirituba e Agudos há mais de 30 anos e é conhecido por todos pela sua dedicação e carinho para com os pacientes. Durante o recebimento do título, ele comentou que se sente feliz, porque entende que não são todos que têm esse reconhecimento. Ele ainda agradeceu aos amigos de Agudos do Sul que o ajudaram em todos esses anos.

Antônio Gonçalves​ da Luz, que foi o primeiro prefeito eleito em duas candidaturas consecutivas, também recebeu o título de cidadão honorário pelo trabalho prestado. Ele comentou que, durante os três mandatos, transformou a cidade em um verdadeiro canteiro de obras e lembrou de sua trajetória, que foi do campo para a prefeitura.

Apesar de não ser nascido em Agudos do Sul, Mário Dalton Londeiro da Silva também foi homenageado pelo trabalho voluntário prestado nos mais diversos setores, como forma de ajudar e retribuir o ensino que recebeu da escola pública, segundo ele. Mário colaborou com a viabilização da estação de tratamento de esgoto, construção da capela e trabalhos voltados à criança e adolescente e assistência social. “Sempre me senti cidadão de agudos do sul, agora sou de fato e de direto”, comentou, durante o discurso.

Também recebeu o título o João Airton Negrelli, que tem atuação de mais de 38 anos no município, não só fazendo o próprio trabalho, mas também orientando os colegas e formando profissionais. Bacharel em ciências contábeis, ele foi nascido e criado em Agudos por família tradicional e, em seu discurso, falou da satisfação em ser homenageado e de que tentou sempre fazer um bom trabalho enquanto servidor público. Ele ainda parabenizou os colegas homenageados e agradeceu aos amigos e à família.

Estiveram presentes no evento os vereadores Jessé Zoellner, Alcídio Gomes, Cornélio Grosskopf, Vidal Pruchaki, Douglas Golox, a ex-vereadora Larissa Martins, a prefeita Luciane Teixeira e o deputado estadual Francisco Bührer, que prestigiou o encontro.

O vereador Jessé Zoellner comentou, em entrevista ao Jornal O Repórter, que é muito importante e gratificante fazer esse trabalho de agradecimento. “Tantas pessoas que fazem parte do nosso município, que ajudaram a fundar e desenvolver Agudos do Sul, e que merecem nossa homenagem”, disse. Ele ainda comentou que quer fazer a sessão solene anualmente, para que mais pessoas possam receber o título.

Em sua fala, durante o evento, a prefeita Luciane Teixeira disse que acredita que várias outras pessoas poderiam ser homenageadas pelo exemplo de humildade e honestidade. Ainda assim, ela parabenizou a iniciativa da casa e lembrou que Agudos do Sul é agraciada com cidadãos de bem, que têm que ser valorizados.

O deputado Francisco Bührer também lembrou que é importante homenagear enquanto as pessoas ainda estão vivas, para que fiquem felizes com isso. O deputado ainda agredeceu ao convite e parabenizou a iniciativa e os cidadãos honorários.