CidadesDestaqueEspecialFazenda Rio GrandeFazenda Rio GrandeÚltimas Notícias

Com grande destaque em toda a região, Banda Escola do Município de Fazenda Rio Grande é motivo de orgulho

Orgulho, a Banda Escola do Município de Fazenda Rio Grande está indo para o seu 5º ano desde a nova fase. Retomada em 2014 pelo prefeito Marcio Wozniack e o maestro e coordenador Evaldo Ribeiro, a fanfarra emociona a todos em cada evento do qual participa. Além de fazer um importante trabalho social na cidade, engajando mais de 200 alunos.

Quando Fazenda Rio Grande foi emancipada de Mandirituba, já existia uma fanfarra municipal. O projeto ainda dava os primeiros passos, mas foi em 2013, por meio de um Projeto de Lei, que foi criada a Banda Escola do município.

Fazendo parte da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, o projeto foi crescendo ao longo dos anos, ajudando a contar a história de Fazenda Rio Grande. Hoje, o projeto funciona em quatro subdivisões: fanfarra, banda, curso de musicalização e linha de frente.

Banda Escola do Município de Fazenda Rio Grande é motivo de orgulho

A aluna Bianca Cruz, que está na fanfarra, conta o que vê de mágico no projeto: “A fanfarra pra mim, é uma família, mesmo a gente tocando instrumentos diferentes, a gente é unido por uma só música”, diz.

O professor Cézar que trabalha hoje na Banda Escola do Município da Fazenda Rio Grande, foi aluno há alguns anos. Ele diz que começou na fanfarra quando tinha 12 anos e até foi viajar para o Chile, para um Festival de Bandas. É o caso também do Rodrigo Gogola, que fez parte da fanfarra e hoje é bacharel em música e estagiário no projeto.

+ Ideb do Paraná está abaixo da meta, indicam novos dados do MEC

+ 36 duplas vão correr na Lotopé de Agudos do Sul de 2018

Relevância social

Cerca de 70% das crianças e adolescentes que fazem parte da fanfarra, segundo o maestro Evaldo, são de baixa renda. Tanto que a prefeitura disponibiliza ônibus escolares para levar os alunos até o Centro Esportivo – CEFAZ, onde ocorrem as aulas.

Mas a responsabilidade social da Banda vai além. “O principal intuito do projeto é juntar essas 200 pessoas, que não são só os alunos, tem as famílias também que acompanham sempre. Fazer essas pessoas (que têm de 6 a 60 anos e são de várias classes sociais, religiões), conviverem e se respeitarem. A gente usa a música pra isso”, ressalta Evaldo.

A convivência com o outro, para ele, é fundamental, principalmente em tempos de tecnologia, que faz as crianças ficarem cada vez mais introvertidas socialmente. Mais que isso, a Banda hoje alcança níveis altos no quesito musical.

“Apesar de ser um projeto social, já está virando musical e já soa bem, como uma banda deve soar”, diz Evaldo.

Desfile da Independência

Diferentemente de outras cidades, cujo número de estudantes não chega a 100, em Fazenda Rio Grande são mais de 200. Essa é uma das coisas que faz a Banda Escola do Município de Fazenda Rio Grande se destacar em outras cidades e participar de desfiles em toda a região.

Nesse ano, eles receberam seis convites para desfiles no 7 de setembro. Irão, porém, a três, além do desfile em Fazenda Rio Grande, que é o foco. Por aqui, esperam um público de três mil pessoas desfilando. Além deles, as bandas do exército e da Polícia vão se apresentar. “Acho que vai ser o melhor de todos os tempos”, aponta Evaldo, convidando a todos a ir assistir.

Por: Dayanne Wozhiak

Continuar lendo

Artigos Relacionados

Loading...
Close