DestaquePiên

Atendimento Odontológico é foco da Secretaria de Saúde de Piên

Na última semana o Secretário de Saúde de Piên, Jair Batista, reuniu a equipe de Saúde Bucal de Piên, na pauta as mudanças objetivando a melhoria e aumento nos atendimentos para a população Pienense. Foram feitos vários alinhamentos na forma de trabalho da equipe, passado instruções para melhorarias na comunicação entre os profissionais de odontologia, eliminação de dúvidas quanto a organização da atuação dos profissionais e mudanças nas escalas da equipe de odontologia. A reunião também serviu para avaliação de alguns resultados já conquistados nos primeiros 100 dias da nova gestão da Secretaria de Saúde. Na visão do Secretário Jair Batista, a equipe de Saúde Bucal tem uma importância muito grande para o bem-estar e a saúde dos Pienenses. “Não há dúvidas que a saúde das pessoas depende da prevenção e tratamento dos dentes e até mesmo de doenças que acometem a boca, pois muitas doenças do corpo podem ser evitadas ou controladas com adequada higiene bucal e visitas regulares ao dentista. Além de ter um sorriso bonito, é imprescindível que as pessoas tenham saúde bucal de qualidade e vamos cada vez mais dar foco no atendimento odontológico em Piên”. Destaca o Secretário.

Durante a reunião, a coordenadora de Saúde Bucal, Dra. Seandra Cordeiro fez um resumo das principais mudanças implantadas na área odontológica, nos primeiros 100 dias de gestão e apresentou uma série de dados positivos em relação às ações que vêm sendo implantadas. “No dia que eu assumi a coordenação de Saúde Bucal de Piên, recebi algumas determinações do Secretário Jair Batista, para atuar com foco em três grandes frentes: aumentar os pontos de atendimento da equipe, facilitar o acesso da população aos serviços odontológicos e diminuir o número de consultas perdidas, pela falta dos pacientes que agendam consulta e não comparecem no dia agendado. Tudo isso foi feito e, agora, estamos aperfeiçoando cada determinação” destaca Seandra, informando que uma das importantes realizações foi a implantação de mais um consultório odontológico, na Campina dos Crespins, no qual já vem sendo realizado atendimentos para toda aquela região. Também explicou que foi implantado melhorias nos processos e sistemas de informática e realocado alguns profissionais para dar mais eficiência no atendimento, como por exemplo foi possível permitir que os moradores das regiões do Picacinho, Lageado, Poço Frio dos Moreiras e Poço Frio dos Souzas, pudessem ter mais acesso ao ESF Campo Novo, realocando os profissionais da equipe afim de melhorar o acesso da população aos serviços. Outra mudança, destacada por Seandra, foi o aumento de dias de agendamento de consultas, que antes era uma vês por mês e agora passou a ser 04 agendamentos por mês, em todas as sextas-feiras. “Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas o que é possível estamos fazendo”, pontuou a coordenadora.

Segundo os dados repassados pela Secretaria de Saúde, com as mudanças, o número de pacientes atendidos, pela área de odontologia em Piên, no trimestre da nova gestão (abril a junho) foi de 1.433 pessoas, 30% a mais que nos primeiros três meses do ano, quando foram atendidos 1.002 pacientes. Também foi registrado um aumento da quantidade de procedimentos odontológicos no mesmo período de análise, que foi de 5.097 para 6.087 procedimentos realizados. “Estamos todos muito focados no ganho de eficiência na gestão dos serviços de Saúde, isso inclui a modernização e adequação do sistema de gestão de informática, no qual todos os procedimentos serão rastreados e nos permitirá a avaliação diária dos serviços de cada membro da Equipe de Saúde Bucal. Temos escassez de recursos, e e nesses casos a criatividade e o trabalho duro com seriedade são, ainda mais importantes. Sei que posso contar com uma equipe que a cada dia entende melhor nosso propósito que é atender os Pienenses” conclui o secretário Jair Batista.

Tags
Continuar lendo

Artigos Relacionados

Skip to content