DestaqueFazenda Rio GrandePolíticaVideos

Intercâmbio cultural: Prefeito Marcio Wozniack e deputado Luiz Nishimori falam das experiências trocadas na missão Brasil-Japão

Após retornar da 45º Missão Econômica no Japão, o prefeito Márcio Wozniack comenta que conseguiu atrair os olhares internacionais para Fazenda Rio Grande. Ele que foi a convite do deputado federal Luiz Nishimori, diz que foi uma honra poder conhecer de perto como funcionam a educação, transporte, segurança e demais serviços públicos de um país de fora.
Enquanto gestor público, ele disse que essas viagens são importantes para conhecimento e formação de alianças. Mas completou que, ao voltar para o país, apesar de se sentir mais preparado em relação a novas ideias, também sentiu o contraste da burocracia brasileira. Segundo ele, muitas coisas que dão certo lá, não podem ser aplicadas aqui, pela burocracia.
Ainda assim, ele acha que ter ido à missão foi uma grande experiência. “Tenho certeza que vai trazer muito mais olhares para o estado do Paraná e também para Fazenda Rio Grande. Foi uma experiência importantíssima pra mim enquanto gestor público e também pra nossa cidade que teve uma projeção muito grande no cenário internacional”, ressalta.

Marcio ainda aproveita apara agradecer ao deputado pela oportunidade e também pelo tratamento que recebeu de seus assessores e família. Segundo ele, a equipe de Nishimori traduzia simultaneamente as conversas do português para o inglês, facilitando a comunicação.
O deputado, por sua vez, falou da Missão Brasil-Japão, que promove desde que se elegeu como parlamentar. “Todo ano, uma ou duas vezes eu levo empresários, políticos e amigos que querem conhecer o Japão, trazer tecnologias novas. O Japão tem uma tecnologia altíssima”, comentou.
Nishimori ainda enalteceu o trabalho de Marcio, dizendo que Fazenda Rio Grande foi muito bem representada por lá, e aproveitou para lembrar de um novo intercâmbio. Em comemoração pelos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, Fazenda Rio Grande e outras cidades do Paraná receberão uma comitiva, que vem para trocar experiências. O evento é em 19 de julho de 2018.

Leia mais:

Veja aqui a entrevista em Vídeo 

Prefeito Marcio se reúne com presidente da Sumitomo Rubber

Fazenda Rio Grande terá R$ 5 milhões para pavimentação

Além das visitas políticas, o prefeito Marcio também aproveitou a viagem para conhecer a matriz da Sumitomo Rubber, que emprega mais de mil funcionários diretos com sua sede em Fazenda Rio Grande.
“A importância da marca Dunlop em nossa cidade tem uma projeção muito grande e dá muita autoestima para os nossos moradores. Assim como outras empresas japonesas que aqui estão como a Kayaba, a Hamaya do Brasil. Empresas japonesas grandes que também estão em nossa cidade”, destacou o prefeito.
Segundo ele, hoje são 1300 empregos diretos. A projeção é de chegar a 2 funcionários no final da ampliação que está sendo feita nesse momento e mais de 3 mil ao final do 3º lote da obra.
Como homenagem e agradecimento à empresa, o prefeito ainda levou uma bandeira de Fazenda Rio Grande e uma placa ao presidente da matriz, Ikeji Oda.

Por: Dayanne Wozhiak

Continuar lendo

Artigos Relacionados

Loading...
Close